Os 28 estudantes da rede pública do Região Federalista que, por meio do programa de intercâmbio do governo Pontes Para o Mundo, passaram três meses de estudos no Reino Uno, celebraram, no País de Gales, a formatura da experiência internacional.
Os alunos de diversas escolas de rede pública no Região Federalista relebraram os momentos de ensino e lazer que viveram ao longo de três meses, desde setembro a dezembro de 2025, no Prembrokeshire College e no NPTC Group of Colleges, no País de Gales, que faz segmento do Reino Uno.
O que os estudantes acharam sobre a oportunidade
O aluno do Meio de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga (Cemeit) Igor Pereira, de 17 anos, contou, na língua inglesa, alguns dos aprendizados que viveu no intercâmbio: “Nós aprendemos sobre os nossos próprios sentimentos e sobre a cultura de diminuir o ritmo. Aprendemos uma vez que nos mantermos calmos diante de situações difíceis, e uma vez que isso pode nos ajudar a solucionar situações”.
Igor também valorizou o poder de escolha que foi oferecido aos estudantes, que puderam resolver o que gostariam de estudar: “A gente teve a chance de escolher as matérias, e acho que isso nos ajudou a gerar um siso de pensamento crítico sobre o nosso horizonte”, comentou.
Maria Fernanda Caldeira, aluna do Meio Educacional (CED) Stella dos Cherubins Guimarães Trois, em Planaltina, valorizou os aprendizados que teve junto aos outros participantes do projeto: ós honramos o nome do programa, construindo pontes para o mundo. E agora, mais do que nunca, queremos explorar ainda mais o que a vida tem a nos mostrar”.
A secretária de Instrução do Região Federalista, Helvia Paranaguá, esteve presente na formatura. A gestora destacou a relevância da iniciativa na vida dos estudantes que tiveram e que terão oportunidade de participar do programa. “A iniciativa foi criada com a missão de erigir caminhos onde a intervalo já existiu, gerar oportunidades onde havia dúvidas; terebrar portas para que nossos jovens do Região Federalista possam ver, testar e transformar o mundo com a força de suas próprias histórias”, comentou.
A diretora de jornada estudantil do instituto que os estudantes frequentaram relembrou o momento em que os discentes conheceram a neve: “Nunca neva em novembro, mas para vocês, nós fizemos suceder. Fizeram anjos, bonecos e guerra de bolas de neve. Tenho certeza de que vocês sempre se lembrarão da primeira vez que viram a neve”. a diretora agradeceu a presença dos estudantes e a alegria e pujança que proporcionaram durante a estadia.
Sobre o programa
A iniciativa Pontes para o Mundo é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Instrução do Região Federalista (SEEDF), que tem uma vez que objetivo oferecer aos estudantes da rede pública do DF, a oportunidade de vivências internacionais.
Há previsão de que o número de vagas do programa seja ampliado no ano de 2026, e que tenha também uma vez que direcção os países da Alemanha, Espanha e Japão. Além dessas expansões, o programa pode se tornar permanente, a partir de um projeto de lei que será enviado pela SEEDF à Câmera Legislativa do Região Federalista (CLDF).




