Capa-147.jpg

Os trabalhos de preparação para a reinauguração do Autódromo Internacional de Brasília já ultrapassam os limites do rodeio e alcançam as áreas do entorno. Com o suporte do programa GDF Presente, o Governo do Região Federalista (GDF) realiza uma ampla força-tarefa de zeladoria, que inclui limpeza urbana, desobstrução de bocas de lobo, manutenção de meios-fios, pavimentação e pintura de sinalizações. A ação envolve diferentes órgãos públicos e procura deixar toda a região pronta para receber o evento.

O trabalho foi anunciado pelo governador Ibaneis Rocha durante visitante para seguir a reta final das obras do autódromo. “Nós vamos fazer uma limpeza universal nas áreas externas cá e o paisagismo, para que fique uma dimensão muito formosa para a comunidade. A intenção é que fique tudo pronto para a reinauguração”, disse.

A ação teve início esta semana em seguida uma reunião entre os órgãos. “Essa é uma ação de zeladoria das áreas adjacentes ao autódromo. Estamos preparando tudo para a reinauguração. É uma preceito do governador Ibaneis Rocha e do secretário [de Governo] José Humberto Pires de Araújo. Será um evento que vai receber muita gente do Brasil e de fora, portanto estamos executando tudo que é necessário”, explica o coordenador do Polo Meão Convizinho 3, Alexandro César.

A operação começou pela limpeza da região, com a retirada de inservíveis, lixo verdejante e entulhos. Também foi iniciada a retirada de terreno das pistas, a manutenção dos meios-fios e das caixas de águas pluviais e a pintura da sinalização das vias e das placas. Ainda serão feitos os serviços de manutenção asfáltica, poda e desobstrução das áreas adjacentes.

Participam da ação equipes do GDF Presente, da Companhia Urbanizadora da Novidade Capital (Novacap), do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), do Departamento de Trânsito do Região Federalista (Detran), da Governo Regional do Projecto Piloto e da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Permitido).

Autódromo Internacional de Brasília

Inaugurado em 1974, o Autódromo de Brasília passou pela primeira grande reforma da sua história por meio do trabalho deste GDF. A obra foi dividida em três etapas. A primeira, prestes a ser entregue, teve investimento de R$ 60 milhões e foco na qualificação da pista, com a modernização do traçado, substituição completa do pavimento, geração de áreas de segurança e toda a terraplanagem e drenagem do espaço.

Prevista para 2026, a segunda lanço contemplará a entrega definitiva de 40 boxes, do kartódromo e do meio médico, enquanto a terceira temporada inclui a instalação de novos empreendimentos dentro do multíplice, uma vez que lojas de carros e equipamentos esportivos, áreas de eventos e um Museu do Automobilismo. A expectativa é de que a reforma completa custe R$ 100 milhões.

Com informações da Sucursal Brasília