palmeiras_x_ldu-e1761877560560.jpg

Em viradela histórica, o Palmeiras goleou a LDU por 4 a 0, nesta quinta-feira (30), no Allianz Parque, e enfrentará o Flamengo em sua sétima final de Despensa Libertadores da América.

Em seguida perder por 3 a 0 o jogo de ida em Quito, o Alviverde precisava ao menos de três gols para levar a semifinal para os pênaltis. Mas foi além: fez quatro e resolveu a partida no tempo normal.

Ramón Sosa e Bruno Fuchs abriram 2 a 0 na lanço inicial e Raphael Veiga, acionado aos 19 minutos do segundo tempo, voltou a ser decisivo com os dois gols da classificação. O jovem Allan também teve grande atuação.

Agora, Palmeiras e Flamengo voltam a fazer uma final de Libertadores quatro anos depois da decisão de Montevidéu, em 2021. Na ocasião, o Verdão conquistou o tricampeonato.

Palmeiras faz primeiro tempo “dos sonhos”

Se a teoria de Abel Ferreira era conseguir subjugar a LDU ao supremo no primeiro tempo, deu visível. O Palmeiras foi ao pausa com 2 a 0 no placar, a um gol de igualar a vantagem construída pelos equatorianos.

O primeiro saiu da qualidade do jovem Allan, que fez grande partida. Aos 20 minutos, ele recebeu pela direita, ajeitou para o meio e cruzou fechado, encontrando a casquinha de cabeça de Ramón Sosa e, logo, as redes.

Quinze minutos depois, Vitor Roque perdeu uma oportunidade inacreditável. Em contra-ataque, o Palmeiras teve vantagem de três contra um, mas o Tigrinho foi interesseiro, arriscou pontapé e acertou o zagueiro da LDU.

A esperança reacendeu nos acréscimos. Aos 50 minutos, no abafa, o zagueiro Bruno Fuchs (que atuou porquê lateral) aproveitou sobra de globo e finalizou de primeira, da marca do pênalti. 2 a 0.

A viradela improvável no segundo tempo

Precisando de pelo menos mais um gol, Abel Ferreira promoveu mudanças importantes aos 19 minutos do segundo tempo. Raphael Veiga e Felipe Anderson entraram nos lugares de Sosa e Mauricio.

Quatro minutos depois, o impacto veio. Vitor Roque fez boa jogada pela esquerda e achou um passe impressionante, aproveitando o facão de Veiga. O camisa 23 dominou e só tirou do goleiro Domínguez. 3 a 0.

Naquela profundidade, a disputa iria para os pênaltis, mas o jovem Allan, de unicamente 21 anos, tinha outros planos. Em jogada de raça e habilidade pela direita, ele ganhou de quatro defensores da LDU e só foi parado com falta — ou melhor, pênalti.

Na cobrança, Vitor Roque entregou a globo para Veiga, cobrador histórico do Palmeiras, que não desperdiçaria: ele bateu a globo de segurança, no meio do gol, enquanto Domínguez caiu para a esquerda.

A viradela histórica estava consumada no Allianz Parque.

Palmeiras e Flamengo na final da Libertadores 2025

A grande final da Despensa Libertadores da América de 2025 será disputada no estádio Monumental de Lima, capital do Peru, em 29 de novembro.

A torcida flamenguista tem grandes lembranças do estádio, já que foi lá que o Rubro-Preto conquistou o bicampeonato da Libertadores em 2019, quando conseguiu viradela épica contra o River Plate.