Cabo Virente vai disputar a Despensa do Mundo pela primeira vez. A seleção venceu Eswatini por 3 a 0, nesta segunda-feira (13), e garantiu vaga no Mundial de 2026, que será realizado nos Estados Unidos, México e Canadá.

O país africano tem pouco mais de 500 milénio habitantes e é um dos nove no mundo que têm o português uma vez que língua solene. O linguagem, inclusive, quase afastou um dos destaques da equipe, Roberto “Pico” Lopes.

Nascido em Dublin, o zagueiro do Shamrock Rovers recebeu uma mensagem em português no LinkedIn, enviada pelo portanto técnico Rui Águas. Sem entender o teor, ele ignorou o contato. Nove meses depois, o treinador tentou novamente — agora em inglês — e o jogador aceitou simbolizar Cabo Virente.

“Quando eu estava na faculdade, um de nossos módulos exigia que criássemos uma conta no LinkedIn. E acabou sendo pelo LinkedIn, talvez cinco ou seis anos depois, que o técnico da quadra me mandou uma mensagem em português, que eu não falava ou entendia. Eu achei que era uma mensagem de boas-vindas, portanto somente ignorei”, contou Lopes.

Com a ajuda do Google Tradutor, ele percebeu que havia recebido um invitação para tutorar a seleção.

O pai, Carlos “Caluccha” Lopes, cabo-verdiano que deixou o país aos 16 anos, comemorou a escolha.

“Sim, ele está muito orgulhoso, o que é ótimo. Isso trouxe mais do lado cabo-verdiano nele, e ele está incessantemente me dando atualizações sobre sua terreno natal e uma vez que estão meus primos”, disse o zagueiro.

Em entrevista, o desportista contou que a mensagem, no termo, mudou completamente a sua trajetória.

“A experiência me abriu a mente, já me permitiu visitar lugares que nunca haveria publicado, adentrar na cultura africana e aprender o linguagem. Transformou minha curso e minha vida pessoal”, refletiu.

Lopes já chegou a ser capitão da equipe cabo-verdiana e foi fundamental para a classificação do time nas Eliminatórias.

Vaga inédita

Nas eliminatórias, Cabo Virente liderou o Grupo D com 23 pontos, depois sete vitórias, dois empates e uma roteiro.

Seleção de Cabo Verde comemorando uma vitória nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 • Reprodução/Instagram/@wsemedo7
Seleção de Cabo Virente comemorando uma vitória nas Eliminatórias para a Despensa do Mundo de 2026 • Reprodução/Instagram/@wsemedo7

A equipe superou Camarões e Angola, seleções com histórico de Despensa.

O jogo mais marcante foi a vitória por 1 a 0 sobre Camarões, em setembro. O gol de Dailon Livramento provocou invasão de campo e marcou o momento histórico dos Tubarões Azuis.