Em Pernambuco, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em uma eventual disputa pela Presidência da República. Os dados são de levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta terça-feira (23).
O levantamento foi realizado entre os dias 14 e 18 de dezembro, com 1.502 eleitores em 61 municípios pernambucanos. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de crédito é de 95%.
No primeiro vez, Lula venceria o pleito com 55,5%, na presença de 13,6% de Tarcísio. Em terceiro lugar ficaria o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PSDB), com 9,3% (veja os resultados no gráfico aquém).
Em um segundo cenário, contra Flávio Bolsonaro, o petista também seria extenso predilecto, com 55,2% das intenções de voto, enquanto o senador teria 22,2%. Ciro também alcançaria o terceiro lugar nesta disputa, aparecendo com 7%.
Em um eventual segundo vez disputado com o governador de São Paulo, Lula venceria a eleição presidencial com 59,9%. Já Tarcísio teria 26,1%.
Na simulação com Flávio Bolsonaro, Lula terminaria com 59,5% e o rebento do ex-presidente com 29,4%.
Avaliação e aprovação do governo Lula
O instituto também mediu indicadores relacionados ao atual governo de Lula.
Segundo a pesquisa, a gestão federalista é aprovada por 61,1% e desaprovada por 36,1% dos eleitores de Pernambuco. Os que não souberam ou não opinaram somam 2,9%.
A pesquisa também mensurou a avaliação da gestão, que considera porquê possibilidade de resposta as classificações “ótima”, “boa”, “regular”, “ruim” ou “péssima”.
Para 46,4%, o governo é considerado ótimo ou bom; 22,6% classificam porquê regular; e 29,1% avaliam porquê ruim ou péssimo. Outros 1,9% não souberam ou não opinaram.
