SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

A empresária e socialite Kim Kardashian completa 45 anos nesta terça-feira (21), em meio à consolidação de seu poderio de voga íntima com a marca Skims, com valor de mercado estimado em US$ 4 bilhões (R$ 21,8 bilhões), e as trocas de farpas com o ex-marido, o cantor Kanye West, com quem ficou casada por oito anos.

Em entrevista ao podcast Call Her Daddy, de Alex Cooper, em outubro deste ano, Kim contou que decidiu se divorciar para “priorizar o bem-estar e a sanidade dos filhos”, mencionando os colapsos mentais do ex-marido. Segundo ela, Kanye não estava disposto a fazer mudanças que seriam saudáveis e benéficas para a família.

Em março, o rapper voltou a criticá-la, acusando-a de fazer secção do que chamou de “máfia Kardashian”, que, segundo ele, restringiria seu convívio com os filhos. Eles têm quatro: North, de 12 anos; Saint, de 9; Chicago, de 7; e Psalm, de 6.

Kim cresceu sob os holofotes desde a puberdade. Filha de Robert Kardashian, jurisconsulto que ganhou notoriedade ao integrar a equipe de resguardo do planeta do futebol americano O.J. Simpson. Ele foi absolvido do assassínio de sua ex-mulher e um companheiro dela, em 1995, num dos julgamentos mais midiáticos dos EUA.

Mas a viradela na vida de Kim veio em 2007, quando um vídeo íntimo com o rapper Ray J foi divulgado na internet. Mais de uma dez depois, o incidente ainda a persegue. Em outubro deste ano, Kim e sua mãe, Kris Jenner, entraram com uma ação judicial contra Ray J por maledicência. Mãe e filha afirmam que ele mentiu ao proferir, para “milhões de seguidores nas redes sociais”, que existiria uma investigação federalista de roubo contra a família Kardashian.

No mesmo ano, em 2007, estreou o reality show “Keeping Up with the Kardashians”, que teve 20 temporadas exibidas entre 2007 e 2021, acompanhando o cotidiano da família. Alguns episódios se tornaram memoráveis, porquê o momento em que Kim perdeu um brinco de diamante estimado em 75 milénio dólares (muro de 400 milénio reais) durante um mergulho e começou a chorar. A mana Kourtney, logo, a repreendeu com a frase que virou meme: “Kim, há pessoas morrendo.”

Em 2022, a família anunciou o retorno do programa, agora pela plataforma Hulu, com o título “The Kardashians”. O reality segue o mesmo formato, mostrando a rotina de Kris Jenner e de suas filhas.
Em novembro, ela estreará o drama jurídico “Tudo É Justo”, criado por Ryan Murphy, responsável pelas produções “Monstros” e “American Horror Story”.

A influência de Kim, no entanto, ultrapassa as telas. No Brasil, ela alcançou o maior picos de buscas em novembro de 2014, posteriormente posar para a revista americana Paper. As fotos do tentativa, que a mostram com um vestido preto de paetês equilibrando uma taça de champanhe nas nádegas e, em outra, nua e coberta de óleo, popularizaram a frase “quebrar a internet”.

Entre as irmãs Kardashian-Jenner, Kim é a mais popular entre os brasileiros e com 39,5% das preferências, seguida por Kylie Jenner (32,6%), conhecida pela marca de cosméticos Kylie e pelos relacionamentos com celebridades atualmente, ela namora o ator Timothée Chalamet. O ranking se completa, nesta ordem, com Kendall Jenner, Khloé e Kourtney Kardashian. Os dados são do Google Trends.