d7fd1b3f-ee91-42c3-9f57-e51b1442052c.jpg

Propositura foi do vereador Neto Gomes

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 09/12/2025. Por propositura do vereador Neto Gomes (Mobiliza), a Câmara de Aparecida celebrou, na noite desta terça-feira, 9, em Sessão Solene, o Dia do Óptico, comemorado anualmente em 13 de dezembro.

A data destaca a relevância dos profissionais que atuam na espaço de óptica, responsáveis pela adaptação, confecção e comercialização de lentes, armações e demais dispositivos essenciais à saúde visual. O trabalho técnico do óptico complementa a atuação de oftalmologistas e assegura que a população receba orientações adequadas sobre o uso correto dos óculos e cuidados com a visão. Instituído para valorizar uma categoria fundamental no atendimento quotidiano aos consumidores, o Dia do Óptico reforça a relevância desses profissionais na promoção da saúde ocular e na melhoria da qualidade de vida.

Abrindo a celebração, o vereador Neto Gomes deu as boas-vindas aos presentes e afirmou que o objetivo da solenidade é comemorar a data e prestar uma justa homenagem às instituições e aos profissionais que promovem a saúde visual, fortalecem a crédito dos usuários e contribuem para a qualidade de vida da população por meio de um trabalho ético e transformador.

Mais do que técnicos, os profissionais da espaço óptica são agentes de transformação. Por meio de seu trabalho especializado, promovem autonomia, segurança, autoestima e bem-estar às pessoas”, afirmou o propositor, ressaltando que a celebração vai além da marcação de uma data, representando também o compromisso com a promoção da saúde visual.

Neto Gomes também recordou um vestuário que, segundo ele, foi fundamental para seu sucesso político: os mutirões oftalmológicos que promovia. A experiência, destacou, evidenciou a relevância da categoria, à qual manifestou totalidade gratidão e colocou-se à disposição.

Representando o setor empresarial do ramo óptico, Alexandro Luís Borges destacou a urgência de valorização de uma profissão que lida diretamente com um dos bens mais preciosos do ser humano que é a visão.

Representando os colaboradores, Cárita Araújo ressaltou que trabalhar em ótica não significa unicamente mourejar com lentes, mas também cuidar da saúde visual e do bem-estar das pessoas.

O presidente do Sindióptica/GO, Leandro Fleury, apresentou um relato sobre o desenvolvimento do setor de óticas em Aparecida e mencionou aspectos históricos dos óculos , que, em seus primórdios, eram considerados artigos de luxo. Ele lembrou que as primeiras lentes de contato foram idealizadas por Leonardo da Vinci e observou que, atualmente, o segmento representa não unicamente manadeira de sustento, mas sobretudo promoção de saúde. Por isso, destacou, o conhecimento técnico é fundamental, assim uma vez que a responsabilidade do sindicato em oferecer capacitação e informação aos profissionais do setor.

Encerrando a solenidade, foram entregues, em nome da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, mais de 60 homenagens aos profissionais da espaço óptica.

Departamento de Notícia (3283-2525)

Diretora de Notícia – Thais Vaz

Assessor de Notícia – Paulo Cavalcanti

Fotógrafo – Marcelo Silva