Propostas pelos deputados Lincoln Tejota (UB) e Alessandro Moreira (PP), duas matérias que tramitam na Câmara Legislativa do Estado de Goiás (Alego) preveem a licença de Título de Cidadania Goiana à servidora pública Neolete Pires de Freitas e ao disc jockey (DJ) Moisés Hamerski, respectivamente. As honrarias visam reconhecer, pelo recta, o pertencimento dos homenageados ao estado que os acolheu e no qual constroem suas trajetórias.
Ao apresentar o projeto de lei, que tramita na Lar com o número 27348/25, Tejota argumentou que a exegeta legislativa da Alego Neolete Pires de Freitas tem relevantes serviços prestados ao estado de Goiás, principalmente no contextura do Legislativo goiano, “onde tem se evidenciado pela cultura, comprometimento e dedicação ao serviço público”.
Conhecida no Palácio Maguito Vilela uma vez que “Neo”, a servidora pública nasceu na cidade de Camaquã, no Rio Grande do Sul, mas veio para Goiás, onde viveu expressiva parcela de sua vida profissional e pessoal. Atualmente ocupa a função de secretária de Consolidação de Legislação, na Alego, prestando assessoramento técnico-legislativo à Presidência, à Liderança do Governo, à Diretoria Parlamentar e aos demais parlamentares.
“Ao longo de sua trajetória, Neolete Pires de Freitas consolidou-se uma vez que exemplo de profissionalismo, moral e dedicação ao serviço público, representando com distinção, o corpo técnico desta Lar Legislativa e contribuindo significativamente para o fortalecimento do processo democrático e legislativo goiano”, justificou o parlamentar.
Projetos sociais
Alessandro Moreira destaca a curso artística de Moisés Hamerski, a taxa dele para projetos sociais e o carinho que o artista tem por Goiás, uma vez que motivos para a licença da cidadania goiana.
Na justificativa da material, protocolada uma vez que o número 27198/25, o parlamentar informa que Luz nasceu em Foz do Iguaçu, no Paraná, em maio de 1994, tendo mudado para Vila Boa, no Nordeste goiano, no ano de 2000, com os pais e um irmão. Naquela cidade ele reside até hoje, com a família.
Em 2013, Luz começou a atuar uma vez que DJ, inicialmente de forma amadora, animando festas de amigos, mas aos poucos foi se profissionalizando, chegando a se apresentar em shows de artistas uma vez que Zé Neto e Cristiano, Jorge e Mateus, Zezé di Camargo e Leonardo.
Moreira enfatiza ainda que, com a curso consolidada, o DJ Moisés Hamerski tem uma preocupação com o social, doando o cachê, em eventos beneficentes que arrecadam provisões e outros produtos, que são direcionados às famílias carentes de Vila Boa e região. “Em algumas oportunidades ele mesmo promove os eventos, onde secção da arrecadação ele destina à compra de cestas básicas, para as famílias de baixa renda.”
Além da atividade de DJ, Moisés Luz é fiscal da Vigilância Sanitária Municipal e ainda cuida do pai, que em função do diabetes, teve as duas pernas amputadas.
O legislador anota que o candidato ao título de cidadania sempre fala muito muito e com orgulho do estado de Goiás, pois foi onde ele foi protegido com muito carinho pelo povo goiano, sendo assim, se considerando um goiano de coração.
As duas propostas foram encaminhadas à Percentagem de Constituição, Justiça e Redação, onde serão distribuídas para estudo da constitucionalidade.
