A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) vai analisar a concessão de Títulos Honoríficos de Cidadania Goiana a duas mulheres mineiras, Leandra Valéria Silva Negretto e Divina Maria de Souza Benko, por suas contribuições nas áreas educacional e empresarial, respectivamente, no Estado de Goiás.
A primeira matéria (nº 20277/25) é de iniciativa do deputado Delegado Eduardo Prado (PL) e, com a autorização legislativa, aguarda sanção ou veto do Poder Executivo. A segunda (nº 20352/25), apresentada pelo deputado Amilton Filho (MDB), está com a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), para designação de relatoria.
A homenageada Leandra Valéria Silva Negretto é nascida em Capinópolis (MG) e reside em Goiânia há 44 anos. Graduada em serviço social e pedagogia, concluiu mestrado em educação ambiental e especializou-se em direitos humanos, educação ambiental e mediação de conflitos.
Ao longo de sua vida profissional, Negretto atuou como professora universitária por 25 anos e, atualmente, é servidora da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME). Segundo Prado, “a educadora Leandra merece a cidadania goiana por ter construído uma carreira pautada pelo compromisso com a justiça social, a educação de qualidade e a formação humana, sendo exemplo de dedicação à comunidade goiana”.
O emedebista Amilton Filho pretende conceder o Título Honorífico de Cidadania Goiana à psicopedagoga mineira Divina Maria de Souza Benko. Como professora, a empresária atuou no ensino fundamental I e II e no ensino universitário. Trabalhou como produtora de plantas ornamentais, hortaliças e grãos e também se destacou como poetisa, conquistando bastante sucesso no empreendedorismo do ramo alimentício.
Benko é fundadora e sócia-administradora da empresa Jerivá Comércio de Alimentos Ltda., restaurante de destaque da culinária goiana que conquistou lugar de forte influência cultural e social. A rede contribui para o desenvolvimento econômico em Goiás, especialmente em duas unidades localizadas na Rodovia BR -060, em Abadiânia, cada uma construída em sentido contrário da pista. Já a terceira unidade está sediada no Shopping Flamboyant, em Goiânia.
“Os valores empresariais devem seguir um ciclo virtuoso, ligados à ecologia sustentável que seja socialmente justa e economicamente viável. Prova dessa premissa é a utilização de insumos nas nossas unidades empresariais ser proveniente da nossa fazenda”, diz Divina Benko.
