Programa implementado pela atual gestão percorreu todas as regiões do estado, em 2025, em 31 edições realizadas. Nas cidades por onde passou, o Deputados Cá levou diversos serviços à população, totalizando 326.548 atendimentos, além de aproximar a Reunião Legislativa do Estado de Goiás (Alego) dos cidadãos do goianos.
Foi na cidade de Morrinhos, no sul do Estado, no dia 22 de fevereiro, que o Programa Deputados Cá deu o pontapé inicial, em 2025. Com a presença do presidente do Legislativo goiano, Bruno Peixoto (UB), além dos deputados estaduais Julio Pina (Solidariedade), Eduardo Prado (PL), Veter Martins (UB), Wagner Camargo Neto (Solidariedade) e Amauri Ribeiro (UB), a primeira edição do programa atendeu milhares de pessoas com a confecção de documentos, atendimentos de saúde em várias áreas, castração de cães e gatos, doação de mudas de árvores, realização de cursos, entre outros. A iniciativa respondeu a um pedido do prefeito da cidade, o ex-deputado estadual Maycllyn Carreiro.
Já na primeira edição, Bruno Peixoto chamou a atenção para a dimensão da iniciativa. “Esse grande programa, além de aproximar o Legislativo goiano da população, tem feito a diferença na vida das pessoas, mormente daqueles que mais precisam. Uma ação de cidadania, pundonor e esperança”.
No mês de março, a ação do Legislativo goiano chegou à Rubiataba, no Vale do São Patrício, onde os atendimentos começaram na sexta-feira, 21, com a realização de três atividades antecipadas. No sábado, o programa reuniu mais de oito milénio pessoas, nas ações ofertadas por mais de 20 instituições parceiras da Alego na realização do Deputados Cá. Foram realizados 8.500 atendimentos em um único dia.
Estiveram com Bruno Peixoto, no evento, Eduardo Prado (PL), Wagner Camargo Neto (Solidariedade), André do Premium (Avante), Dra. Zeli (UB), José Machado (PSDB) e Gugu Nader (Avante).
O prefeito da cidade Padre Weber comemorou a chegada da iniciativa ao município. “Rubiataba está em sarau desde segunda-feira”, afirmou, na ocasião.
Ainda no mês de março, Goianésia, também na região do Vale do São Patrício, recebeu o programa. Na cidade, foram ofertados atendimentos porquê consultas oftalmológicas, exames e entrega de óculos, pelo programa Sesc Visão; emissão de carteira de identidade (1ª e 2ª via), pelo Instituto de Identificação da Polícia Social; assistência jurídica para divórcios, pensão alimentícia, retificação de documentos e reconhecimento de paternidade, feita pela Defensoria Pública; entre outros, disponibilizados por parceiros da Alego, na realização do Deputados Cá.
Já a Alego, em parceria com a prefeitura municipal, realizou consultas médicas com médico universal, pediatra, ginecologista, exames e vacinação. O Poder Legislativo goiano ainda ofereceu cortes de cabelo masculino, feminino, atendimento jurídico e pedestal às mulheres, pela Procuradoria da Mulher.
Foi na cidade que a dona de moradia Lenita Maria conseguiu finalizar um processo que há tempos esperava concluir. “Eu me separei e nunca tinha diferente meu nome. Aproveitei a oportunidade e vim cá resolver isso. Foi muito mais fácil do que eu imaginava.”
Ainda no primeiro semestre de 2025, o programa passou pelas cidades de Caçu, Santa Helena de Goiás, Formosa, Padre Bernardo, Campo Feliz de Goiás, Valparaíso, Mozarlândia e São Miguel do Araguaia, totalizando 11 edições e mais de 90 milénio atendimentos gratuitos à população somente na primeira metade do ano. Já nesse período, boa segmento de todas as regiões do estado foram contempladas pela iniciativa idealizada pela gestão de Peixoto.
Ampliação dos serviços
Porém, foi no segundo semestre que o programa Deputados Cá teve sua atuação intensificada, chegando a mais 19 municípios, cobrindo, assim, todo território goiano. “São 246 cidades (no estado) e nós estamos fazendo nas cidades-polo de cada região, servindo assim, a toda nossa população. A nossa meta é levar as ações dos deputados e deputadas estaduais ao cidadão e nós estamos conseguindo”, afirmou o presidente Bruno Peixoto em uma das edições do programa.
O natalício de Anápolis, na Região Metropolitana de Goiânia, marcou o retorno do programa, em seguida um breve recesso, no mês de julho. A 12ª edição do Deputados Cá teve a presença de todos os representantes da cidade no Parlamento: Vivian Naves (PP), Coronel Adailton (Solidariedade), Antônio Gomide (PT), Amilton Rebento (MDB), além de Amauri Ribeiro (UB).
Também foi nessa edição que o programa apresentou várias novidades. “Tivemos, pela primeira vez, a oferta de examinação de mamografia, tratando de uma questão fundamental que é a prevenção da saúde da mulher. Ou por outra, priorizamos as crianças nos atendimentos oftalmológicos. Também tivemos a participação de empresas, com a oferta de vagas de ocupação, sendo verosímil realizar entrevistas no sítio. Pessoas chegaram cá desempregadas e já saíram com a promessa de debutar a trabalhar na próxima semana. Um evento de grande impacto social e mais uma grande sarau da cidadania”, explicou o diretor de Participação Popular da Alego, Elias Vaz, responsável pela organização do evento.
No dia 2 de agosto, a frota desembarcou na cidade de Campos Belos, no nordeste goiano, uma das regiões mais distantes da capital e de outras cidades que concentram serviços e, também, uma das mais carentes do Estado.
Em um município com muro de 18 milénio habitantes, foram feitos muro de 8 milénio atendimentos em dois dias, uma vez que o evento começou na sexta feira, com o primeiro serviço disponível aos munícipes, que foi a castração de cães.
No mês de agosto, o programa inaugurou uma novidade lanço: o Deputados Cá passou a ser realizado em todos os finais de semana. Naquele mês, as cidades de Itauçu, região meão do estado, Itapaci, no Vale do Araguaia, e Itumbiara, no sul do estado, receberam a ação do Parlamento goiano.
A professora Runy Miclos Martins foi uma das contempladas com os serviços oferecidos no programa na cidade de Itapaci. A história dela mostra a valor de uma ação porquê o Deputados Cá. Ela tem um nódulo na peito e precisa fazer, periodicamente, mamografia de controle. Uma vez que em Itapaci nenhuma clínica realiza o examinação, ela tem que viajar por 2 horas até Ceres para realizar o procedimento. Além da mamografia, ela aproveitou para renovar o examinação oftalmológico. Saiu de lá com óculos novos e satisfeita. “Facilita demais, porque em um único lugar a gente resolve muitas coisas. Queria que tivesse mais vezes”.
Em setembro, a iniciativa da Alego esteve em Catalão, na região da Estrada de Ferro, Santo Antônio do Revelado, no Entorno do Província Federalista, Itapuranga, na região meão do Estado, e em Aragarças, no Vale do Rio Araguaia.
Em outubro, houve edições em Mineiros, no sudoeste goiano, em Minaçu, setentrião do Estado e em Palmeiras. Já no mês de novembro, as cidades de Rialma, no núcleo do Estado, Águas Lindas de Goiás, no entorno do Província Federalista, Iporá, no centro-oeste goiano, Niquelândia e Uruaçu, no setentrião do Estado, foram as cidades contempladas com o programa.
Em dezembro, o programa chegou, finalmente, à capital, encerrando o ano, com duas edições: a primeira, no Jardim Novo Mundo, região leste da capital, no dia 6, e, no dia 20, no Jardins do Tapado, região oeste da cidade. Essa última foi uma edição peculiar, em comemoração ao natalício de Iris Rezende Machado, responsável por levar a tradição dos mutirões da zona rústico para as cidades, iniciativa que inspirou o Deputados Cá. No dia 22 de dezembro, Iris Rezende, que ocupou todos os cargos eletivos do estado, de vereador a senador da República, além de prefeito de Goiânia e ministro de Estado por duas vezes, completaria 92 anos.
Além dos deputados presentes, Mauro Rubem (PT), Bia de Lima (PT), Cairo Salim (PSD), Cristiano Galindo (SD) e Cristóvão Tormin (PRD), a edição foi prestigiada por diversas autoridades, porquê o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, e o vice-governador Daniel Vilela.
Durante a edição, além dos atendimentos costumeiros, porquê as consultas médicas, atendimentos oftalmológicos com doação de óculos, exames de mamografia e ultrassonografia, emissão de carteira de identidade, castração de cães e gatos, distribuição de mudas de árvores e orientações sociais, teve ainda o tradicional Panelão do Gugu, que serviu almoço gratuito à comunidade goianiense.
O Poder Legislativo também promoveu a distribuição de quase 3 milénio brinquedos, arrecadados em parceria com a organização não governamental (ONG) The Boulanger Foundation, além de doações realizadas por servidores da Lar.
“O Programa Deputados Cá foi inspirado nos mutirões do Iris Rezende. Nesses momentos, em contato direto com a população, sentimos as dores das pessoas e buscamos soluções. Esse é o verdadeiro sentido da vida pública, é doar”, afirmou o presidente Bruno Peixoto, no evento.
Filha de Iris, Ana Paula Rezende participou da ação e falou com emoção sobre estar em um bairro idealizado e construído pelo pai. “É com muita emoção e alegria que estou cá celebrando os 92 anos do meu pai. Tenho certeza de que, se ele estivesse entre nós, o lugar que escolheria para estar seria no meio do povo”, declarou.
Balanço
Nas 31 edições realizadas em 2025, o programa realizou 326.548 atendimentos. O diretor de Participação Popular da Alego, Elias Vaz, explica que é difícil mensurar a quantidade de pessoas atendidas, já que não há equipamento de escrutinação, e a grande maioria dos beneficiados passa por mais de um dos serviços ofertados, por isso, o balanço é feito pelo número de atendimentos.
No totalidade, foram 12.890 atendimentos médicos, 6.360 atendimentos odontológicos, 7.846 exames realizados, 9.990 atendimentos pelo Serviço Social do Negócio (Sesc), 8.000 óculos doados, 3.100 escrituras entregues e 5.702 atendimentos da Defensoria Pública do Estado de Goiás.
Nas edições realizadas, tivemos, ainda, 3.450 Carteiras de Identidade emitidas pela Polícia Social, 6.800 cortes de cabelo, 3.281 certificados de cursos emitidos e outros 2.130 certificados de capacitação da Novidade Lei de Licitações, além de 1.722 atendimentos da Saneago, 1.155 da Equatorial, 2.168 feitos pelo Tribunal Regional Eleitoral e 1.721 pela Sucursal Goiana de Regulação.
Foram castrados 7.629 animais, realizadas 432 apresentações culturais, 460 atendimentos da auriculoterapia, 8.090 crianças em recreação, 23.900 atendimentos da Feira do Produtor, do Senar Goiás, e, ainda, 152 milénio refeições servidas, 31 milénio mudas de vegetalidade doadas, além de 26.722 pessoas homenageadas nas sessões solenes.
Realização de sonhos
A entrega de escrituras de imóveis, viabilizada pela geração da Secretaria de Regularização Fundiária, no contexto do Poder Legislativo, é uma das ações mais esperadas pela população com o Programa Deputados Cá.
Por meio do contato com as prefeituras municipais, a secretaria desenrola processos que muitas vezes se arrastam por anos, por justificação da burocracia e consegue entregar o documento, sem nenhum dispêndio aos legítimos proprietários.
Só em 2025, foram 3.100 escrituras entregues e famílias inteiras satisfeitas com a segurança de ter em mão a comprovação da posse da moradia própria.
As vizinhas Anobelina Conceição Souza e Ana das Dores Promanação, moradoras da Vila Martins, na região leste de Goiânia, foram juntas buscar as escrituras das casas onde moram, lado a lado, há quase 30 anos, durante a 30ª edição do Deputados Cá, no Jardim Novo Mundo.
Elas contaram que perderam as contas de quantas vezes foram à Prefeitura tentar concluir o processo, mas sempre faltava qualquer documento e elas voltavam para moradia “de mãos vazias”. Segundo Anobelina, ela já estava perdendo as esperanças de conseguir o papel que dá o recta de propriedade da moradia. “Às vezes, queríamos erigir alguma coisa, fazer uma reforma, mas ficávamos com temor de investir o pouco que a gente tem e depois perder”, lembrou.
Ao receber o documento ela não escondeu a felicidade “Eu sinto uma alegria enorme, agora a moradia é minha de verdade. E para aumentar a minha satisfação, minha vizinha, minha amiga, que lutou junto comigo para conseguir a escritura, também está recebendo a dela”.
Com a escritura nas mãos, Ana das Dores comemorou: “Muita felicidade, muita felicidade. Esperei muito por esse momento, mas ele chegou. Tudo tem sua hora nessa vida”.
E é esse o espírito do Deputados Cá, servir à população, com a entrega de serviços, que ela já paga por eles com pagamento dos impostos, mas que, muitas vezes, por diversos motivos, o chegada é recusado. O programa foi criado em 2023 com o intuito de levar serviços a quem mais precisa e a quem está nos rincões mais distantes de Goiás.
Uma vez que a aposentada Rosemira Machado da Cruz, que foi procurar atendimento na edição de Águas Lindas de Goiás. Há meses com poderoso dor na perna esquerda, que não a deixava dormir, ela não perdeu tempo quando soube da ação.
“Fui ao posto, peguei encaminhamento para consulta com técnico, mas nunca me chamaram. Hoje, estou com o pedido de sonância e com a receita médica. Espero que o remédio alivie a dor até eu conseguir fazer o examinação e deslindar o que está causando o incômodo”, relatou.
Depois da consulta com o ortopedista, a aposentada aproveitou para renovar os óculos, já que não ia ao oftalmologista há quase três anos e, por término, ainda fez uma mamografia.
Com a participação de vários parceiros da sociedade social organizada, porquê o Sesc, SESI, Sebrae e Faeg Senar e instituições do Governo do Estado e das prefeituras municipais, a frota consegue levar uma grande quantidade de atendimentos, o que facilita a vida das pessoas, que, em único lugar, conseguem resolver vários problemas.
Ou por outra, o Deputados Cá também integra a política da atual gestão de se aproximar do cidadão. Em cada edição, o presidente Bruno Peixoto, sempre escoltado de outros parlamentares, atende a população, que tem a oportunidade de tratar suas demandas diretamente com os seus representantes.
É porquê sempre lembra o encarregado do Legislativo, em todas as edições do programa: “A população paga os nossos salários e nós temos que trabalhar diuturnamente para servir à sociedade. A Reunião Legislativa fica em Goiânia, no Parque Lozandes, e nós temos saído daquela estrutura física com todos os serviços para os municípios, que é o que nós estamos fazendo. Todos juntos em prol do cidadão”.
