A Reunião Legislativa de Goiás (Alego) realizou neste sábado, 20, no Jardim Denso, em Goiânia, a 31ª e última edição de 2025 do Programa Deputados Cá. A ação marcou o fechamento de um ano de atendimentos à população em todas as regiões do Estado e foi realizada em clima de solidariedade, memória e reconhecimento ao legado de Iris Rezende Machado, líder político, ex-prefeito de Goiânia e ex-governador de Goiás.
Assim uma vez que as edições durante todo o ano, o Deputados Cá em Goiânia levou, por meio da Diretoria de Participação Popular da Alego, serviços essenciais à população. Foram realizados, entre outros serviços, consultas médicas, atendimentos oftalmológicos com doação de óculos, exames de mamografia e ultrassonografia, emissão de carteira de identidade, castração de cães e gatos, distribuição de mudas de árvores e orientações sociais. Na capital, a edição também contou com o tradicional Panelão do Gugu, que serviu almoço gratuito à comunidade goianiense.
Em referência ao período natalino, o Poder Legislativo também promoveu a distribuição de quase três milénio brinquedos, arrecadados em parceria com a ONG The Boulanger Foundation, além de doações realizadas por servidores da Lar. A iniciativa garantiu que crianças da região pudessem comemorar o término de ano com bolas, bonecas, carinhos, entre outros brinquedos.
O presidente da Lar, deputado Bruno Peixoto (UB), participou da distribuição dos presentes e enfatizou que o programa tem inspiração direta nos mutirões idealizados por Iris Rezende. “O Programa Deputados Cá foi inspirado nos mutirões do Iris Rezende. É nesses momentos, em contato direto com a população, que sentimos as dores das pessoas e buscamos soluções. Esse é o verdadeiro sentido da vida pública, é doar”, declarou o líder do Legislativo.
Bruno Peixoto também ressaltou que a homenagem a Iris Rezende reforça o compromisso da Reunião com uma política próxima da população. “Iris foi uma grande natividade de inspiração. Ele nos ensinou que servir às pessoas, estar no meio do povo e ouvir suas necessidades é o que dá honra ao procuração”, completou.
A filha de Iris, Ana Paula Rezende, participou da ação e falou com emoção sobre estar em um bairro idealizado e construído pelo pai. “É com muita emoção e alegria que estou cá celebrando os 92 anos do meu pai. Tenho certeza de que, se ele estivesse entre nós, o lugar que escolheria para estar seria no meio do povo”, declarou ao relembrar que o pai completaria 92 anos no próximo dia 22.
Ela também destacou o legado de Iris Rezende para a política goiana.“Festejar Iris Rezende é comemorar a boa política. A política feita por paixão, com as pessoas em primeiro lugar. Esse foi o maior legado que ele deixou”, afirmou Ana Paula.
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), ressaltou os benefícios do programa do Legislativo levado à população mais carente e a prestígio de Iris Rezende para a capital. “Deputados Cá é uma sentença dessa política próxima das pessoas, inspirada no que Iris sempre fez. É ouvir, conviver com a população e levar soluções. Esse é um programa que não pode parar”, avaliou.
O vice-governador Daniel Vilela (MDB) destacou o simbolismo da edição realizada no término de ano e também enalteceu a relevância histórica de Íris Rezende. “Os dias que antecedem o Natal sempre ficaram marcados pelo natalício do Iris. Não era só uma comemoração pessoal, mas um momento de enaltecer uma forma de fazer política popular, no meio das pessoas”, afirmou.
Daniel Vilela reforçou ainda que o Deputados Cá dialoga com ações do Governo de Goiás voltadas à inclusão social. “Essa iniciativa da Reunião colabora para levar serviços públicos mais próximos das pessoas, garantindo que ninguém fique para trás, além de preservar uma história que não pode ser esquecida”, completou.
Solidariedade
O diretor de Participação Popular, Elias Vaz, fez um balanço das ações realizadas em Goiânia, destacando o caráter simbólico do evento e as homenagens ao ex-governador Iris Resende. Para o diretor, “um pormenor que carrega muito do pensamento do Iris foi a distribuição gratuita de brinquedos, fruto de uma grande mobilização solidária, com arrecadação, doações de uma ONG parceira e dos próprios servidores da Lar.”
O diretor também comentou as expectativas para os eventos de 2026. “Ao fechar a última edição de 2025 em Goiânia, fica o sentimento de que essa iniciativa vai se tornar uma marca da Reunião Legislativa. É um programa que veio para permanecer. Para o próximo ano, a expectativa é realizar pelo menos mais 30 edições até junho, dentro do prazo lícito, que antecipa as eleições, ampliando ainda mais o trabalho de participação popular”, finalizou Elias Vaz.
Moradora do Jardim Denso, Maria Aparecida da Silva, de 34 anos, contou que a distribuição de brinquedos trouxe alegria para a família neste término de ano. Segundo ela, o fruto ficou emocionado ao receber o presente. “Foi uma felicidade enorme ver meu fruto lucrar um brinquedo. Nem sempre a gente consegue comprar, ainda mais nessa estação”, relatou.
Já José Roberto Ferreira, de 57 anos, aproveitou os atendimentos de saúde e realizou o revista de vista oferecido durante a ação. Ele destacou a prestígio do serviço gratuito e atingível. “Eu estava precisando muito desse revista e não tinha conseguido atendimento. Cá foi rápido, organizado e ajudou bastante”, elogiou.
A ação também contemplou os tutores de animais da região. Ana Paula Promanação, de 41 anos, levou o cachorro para castração e ressaltou os benefícios do serviço para a comunidade. “Muitas vezes, a gente não tem exigência de remunerar. Trazer esse atendimento para o bairro ajuda quem tem bicho e também melhora a saúde deles”, declarou.
Os deputados Mauro Rubem (PT), Bia de Lima (PT), Cairo Salim (PSD), Cristiano Galindo (SD) e Cristóvão Tormin (PRD), além de secretários, diretores e servidores da Lar, também estiveram presentes na edição. O evento contou, ainda, com um Memorial Iris Rezende, reforçando o dia de homenagens ao líder goiano e sua taxa para o desenvolvimento de Goiânia e do Estado.
