Em tributo ao Dia dos Professores, comemorado em 15 de outubro, o deputado José Machado (PSDB) discursou na sessão solene promovida por ele, solenidade em curso na manhã desta terça-feira, 14, no Plenário Iris Rezende, em homenagem à categoria. O parlamentar ressaltou a valor dos professores e, em próprio, de sua primeira professora do ensino fundamental, Maria Odete do Vale Divino, presente no evento.
“Dona Odete foi quem me ensinou as primeiras letras, quem me apresentou ao universo do conhecimento e, de certa forma, quem me mostrou o caminho que mudaria a minha vida. Tive a oportunidade de reencontrá-la desde que voltei para Goiás. E em cada encontro, a emoção e a gratidão se renovam dentro de mim”, afirmou o legislador.
Machado relembrou o sítio onde estudou, a Escola Municipal Ribeiro do Buriti, na zona rústico de Novidade Glória. E ressaltou que, apesar da instituição ser simples, ele a via porquê a melhor. O parlamentar destacou: “Mesmo com toda simplicidade, havia uma grandeza naquele envolvente. Por que ali se aprendia não só a ler e a grafar, mas também o valor da disciplina, da humildade e do esforço. Ali aprendi que o estudo é o caminho seguro para mudar a vida”.
O deputado dirigiu-se à sua antiga professora: “Dona Odete, a senhora é símbolo de tudo que hoje estamos celebrando: O poder que um professor tem de transformar destinos”.
Reconhecimento
José Machado reiterou seu reconhecimento à categoria. “Professores, os mestres que moldam o porvir da nossa sociedade. Nesta semana, em que celebraremos amanhã, dia 15, o Dia do professor, torna-se próprio prestar esse tributo àqueles que dedicam a vida a ensinar. Porquê aluno que já fui, quero expressar a minha profunda gratidão e reconhecimento a cada educador e educadora do nosso estado de Goiás. Por trás de cada trajetória de sucesso existe um educador que transmitiu conhecimento, valores e inspiração. Vocês são os pilares os quais se constroem a cidadania.”
O legislador disse que a sociedade não pode fechar os olhos para os desafios que marcam a curso docente. Segundo ele, é paradoxal que a profissão que forma todas as outras seja, muitas vezes, uma das profissões desvalorizadas e desafiadoras. Os professores, observou o parlamentar, enfrentam salas de aulas superlotadas, infraestrutura nem sempre adequada, jornada exaustiva e remuneração aquém do merecido. “Não basta contemplar os professores, é preciso agir para tranquilizar o peso que carregam.”
Ao fazer o uso da vocábulo, Dona Odete expressou sua emoção com a homenagem do legislador por seu trabalho. “Eu estou muito feliz e me sinto honrada. Espero que o senhor seja muito feliz”, concluiu.
