52940645158_acc6583ca4_b.jpg

O deputado estadual paranaense Renato Freitas (PT), que trocou socos com outro varão nas ruas de Curitiba (PR) na quarta-feira (19), afirmou que a combate começou depois ele ter sido fim de racismo. Vídeos que mostram o confronto entre os dois viralizaram nas redes sociais no início da tarde de ontem.

“Infelizmente, o motivo [da briga] foi o mesmo que fez eu pleitear na rua desde que eu era moçoilo, no ensino fundamental, no campinho de rua: racismo, humilhação, injúria, violência, agressão”, disse o parlamentar em vídeo publicado nas redes (veja inferior).

De negócio com Renato, ele e uma amiga estavam atravessando a rua quando um motorista avançou com o carruagem em direção aos dois. Conforme relatou o deputado, nesse momento ele exclusivamente encarou o varão no veículo. No entanto, o motorista teria oprimido o vidro do veículo e xingado o parlamentar.

“Daí ele [o motorista] saiu do carruagem e veio para pleitear. Sorte que eu estava com meu assessor, a gente já deu um ‘abafa’ nele ali. A princípio, ele trabalhava no estacionamento ali. Foi detrás de nós, filmando, para fabricar views, para ‘cavar uma falta’. E ele filmando, eu não imaginaria que ele ia inaugurar uma agressão. E eu também não comecei, justamente porque ele tava filmando. Mas ele filmando começou a agressão”, contou Renato.

Foi portanto que o motorista teria desferido um golpe que quebrou o nariz do deputado.

“Eu caí, levantei, fui até ele, continuei brigando até imobilizar ele. E na hora que eu imobilizei ele, todo mundo que tava assistindo e filmando, quando eu estava apanhando, estava ‘suave’. Quando eu imobilizei ele, daí apareceu todo mundo, separou”, concluiu o parlamentar.