IMG-20251229-WA0008.jpg

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Resguardo Social (CGPDC), alerta a população sobre a previsão de chuvas fortes para esta semana. Com a possibilidade de tempestades com rajadas de ventos e raios, a Resguardo Social orienta a população sobre os cuidados durante as chuvas.

“A previsão para o final de ano, a última semana do mês, é de chuvas fortes. É importante que a população evite transitar durante as tempestades, não estacione veículos embaixo de árvores e não tente transpor vias alagadas ou com enxurradas”, ressalta o coordenador Robledo Mendonça.

O Meio de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) divulgou nesta segunda-feira (29/12) que as chuvas podem ter até 50 mm/dia e ventos de mais de 50 km/h. As condições são influenciadas pela combinação de calor e umidade e o progresso da frente fria da região Sudeste do Brasil.

Os cuidados, segundo Robledo, evitam acidentes ou perdas materiais com quedas de árvores, postes, outdoors ou fiação elétrica. A Resguardo Social divulga ainda que em casos de emergência a população pode vincular no número 153 da Guarda Social Metropolitana de Goiânia e no 193 do Corpo de Bombeiros Militar de Goiàs.

Alertas sonoros para celulares

Durante as chuvas fortes, a Resguardo Social envia alertas para os celulares dos moradores que estiverem próximos a locais onde há risco de tempestades e alagamentos. A tecnologia envia mensagens de emergência em tempo real diretamente para celulares que estão dentro da espaço de risco delimitada.

“Esse novo sistema permite que as pessoas que estiverem em áreas de risco recebam, involuntariamente, um alerta no celular. A tela será bloqueada com mensagem sonora e vibratória, além de orientações sobre porquê proceder. É um progresso que salva vidas”, explica o coordenador da Resguardo Social.

Fotos: Alex Malheiros

Secretaria Municipal de Informação (Secom) – Prefeitura de Goiânia