De autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB), o projeto n° 30799/25, que visa instituir a Política Estadual de Fomento às Empresas B (B Corp) em Goiás, começou a tramitar na Vivenda de Leis. A iniciativa procura alinhar o incremento econômico de Goiás — que registrou 3,4% em 2024, superando a média pátrio — com o desenvolvimento sustentável e inclusivo. As empresas B são definidas uma vez que um padrão de negócio inovador que concilia lucro com propósito, sendo certificadas por atenderem a rigorosos padrões de desempenho social, ambiental, transparência e governança corporativa, avaliados pela metodologia Avaliação de Impacto B.
Segundo o legislador, a teorema justifica-se pela baixa adesão ao movimento B Corp no Estado que, em 2020, registrava somente duas empresas certificadas, um número significativamente subordinado a outros estados. O projeto procura estimular a adesão goiana a nascente padrão, que já conta com mais de 7 milénio empresas no mundo e mais de 300 no Brasil.
As empresas B demonstram desempenho superior em impacto nos trabalhadores, comunidade, meio envolvente e governança, além de maior resiliência econômica. A política de fomento visa gerar externalidades positivas para a sociedade, uma vez que melhores condições de trabalho, práticas ambientais responsáveis e imposto ativa para as comunidades.
A política de fomento proposta é uma iniciativa estratégica para posicionar Goiás uma vez que um território favorável a modelos empresariais inovadores e socialmente responsáveis, contribuindo para o desenvolvimento econômico com inclusão social e preservação ambiental.
A certificação é voluntária e concedida por uma entidade privada sem fins lucrativos (Sistema B Brasil), afastando a interferência indevida do Estado, que somente reconhecerá publicamente as empresas já certificadas para conferir-lhes maior visibilidade.
O projeto foi distribuido para relatoria do deputado Veter Martins (UB) na Percentagem de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).
