

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) obteve concepção 4 na primeira edição do Revista Pátrio de Avaliação da Formação Médica (Enamed) e registrou o melhor desempenho percentual entre os cursos de Medicina de Goiás.
O resultado foi divulgado na segunda-feira (19/1) pelo Ministério da Instrução (MEC) e posiciona a instituição supra do patamar mínimo de qualidade estabelecido pela avaliação.
Embora outras instituições do estado também tenham conseguido concepção 4, o Curso de Medicina da unidade universitária de Itumbiara registrou a maior média percentual entre as instituições avaliadas em Goiás.
Com índice de 88,9%, resultado não coloca a UEG unicamente no topo do ranking estadual, mas também entre os cursos de Medicina mais muito avaliados do Brasil, dentro do grupo com concepção saliente na avaliação pátrio.
O pró-reitor de Graduação da UEG, Roberto Barcelos, afirmou que o resultado reflete o trabalho institucional desenvolvido desde a implantação do curso.
“Obter a nota 4 em uma avaliação desse porte indica que as ações adotadas pela universidade seguem no caminho visível. Esse concepção de primazia demonstra que, mesmo sendo um curso relativamente jovem, já opera com um padrão de qualidade e reafirma o compromisso da UEG com a ensino pública gratuita e de altíssimo nível”, disse.
Curso de Medicina
A primeira turma do curso de Medicina da UEG teve as aulas iniciadas no primeiro semestre de 2019. Desde portanto, a universidade realizou ações estruturais e acadêmicas, uma vez que a realização de concursos para docentes médicos e técnicos de laboratório, construção e adequação de laboratórios, compra de equipamentos e simuladores, além da formalização de parcerias com o Sistema Único de Saúde (SUS) e convênios com redes municipal, estadual e hospital privado para viabilizar o internato.


Enamed
Aplicado anualmente pelo MEC, por meio do Instituto Pátrio de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enamed avalia exclusivamente os cursos de Medicina do país, considerando o desempenho dos estudantes e os processos formativos das instituições de ensino superior.
Nesta edição, foram avaliados 351 cursos de Medicina em todo o país. Desse totalidade, 107 obtiveram conceitos 1 e 2, ficando sujeitos a medidas de supervisão; 243 alcançaram conceitos entre 3 e 5; e um curso ficou sem concepção por não atingir a pontuação mínima exigida.
Ranking estadual do Enamed
- Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Itumbiara: 88,9% – concepção 4
- Universidade Federalista de Goiás (UFG) – Goiânia: 84,7% – concepção 4
- Universidade Federalista de Jataí (UFJ) – Jataí: 84,4% – concepção 4
- Universidade Evangélica de Goiás (UniEvangélica) – Anápolis: 84,1% – concepção 4
- Universidade Federalista de Catalão (UFCAT) – Catalão: 78,3% – concepção 4
- Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) – Goiânia: 65,7% – concepção 3
- Núcleo Universitário de Mineiros (Unifimes) – Trindade: 57% – concepção 2
- Núcleo Universitário de Mineiros (Unifimes) – Mineiros: 56% – concepção 2
- Universidade de Rio Verdejante (UniRV) – Aparecida de Goiânia: 52,3% – concepção 2
- Universidade de Rio Verdejante (UniRV) – Rio Verdejante: 51,3% – concepção 2
- Faculdade Morgana Potrich (FAMP) – Mineiros: 41,5% – concepção 2
- Núcleo Universitário de Goiatuba (Unicerrado) – Goiatuba: 39,2% – concepção 1
- Faculdade de Medicina Zarns – Itumbiara: 34,5% – concepção 1
- Universidade de Rio Verdejante (UniRV) – Formosa: 29,5% – concepção 1
- Universidade de Rio Verdejante (UniRV) – Goianésia: 27,9% – concepção 1
- Núcleo Universitário Alfredo Nasser (Unifan) – Aparecida de Goiânia: 26,2% – concepção 1
Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Governo de Goiás
