
A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) passa a relatar com um esquema peculiar de plantão 24 horas para prometer uma resposta rápida e eficiente às ocorrências provocadas pelas chuvas. A medida faz segmento de uma deliberação do Gabinete de Crise, com foco na segurança viária e na prevenção de danos.
Segundo o presidente da Comurg, Cleber Aparecido Santos, desembaraço e eficiência são prioridades no serviço de namoro e remoção de árvores das vias públicas. Ele destaca que, durante tempestades fortes, as equipes já precisaram remover até 100 árvores caídas em uma única noite, evidenciando a intensidade e prontidão do trabalho.

Com equipes de poda e remoção de árvores trabalhando nos turnos diurno e noturno, a empresa atua continuamente na desobstrução das vias posteriormente quedas de árvores. A ação assegura que o trânsito não seja interrompido pela queda de galhos, árvores ou pelo acúmulo de resíduos e terreno. Na chuva que atingiu Goiânia no termo de setembro, por exemplo, foram registradas mais de 30 ocorrências que exigiram mediação imediata. Inicialmente, as equipes atuam para desobstruir e liberar as vias, além de mitigar danos patrimoniais. Somente posteriormente a liberação totalidade do lugar, a remoção completa é realizada, com a retirada de todos os galhos e troncos.
Fotos: Luciano Magalhães
Companhia de Urbanização (Comurg) – Prefeitura de Goiânia
