
Projeto de lei é de autoria da vereadora Sabrina Garcez. A iniciativa visa estabelecer uma parceria estratégica com o Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado (CEMPA-Cerrado), da Universidade Federal de Goiás.
A Câmara Municipal de Goiânia aprovou nesta quarta-feira (30/08), em primeira votação, o Projeto de Decreto Legislativo nº 31/2023, que institui a Frente Parlamentar em Defesa do Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado. A proposta, apresentada pela vereadora Sabrina Garcez, busca aprimorar a proteção e o acompanhamento das condições ambientais no cerrado, uma das regiões mais emblemáticas e vulneráveis em termos de biodiversidade e clima.
A iniciativa visa estabelecer uma parceria estratégica com o Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado (CEMPA-Cerrado), da Universidade Federal de Goiás. A Frente Parlamentar, liderada pela vereadora Sabrina Garcez, irá colaborar com o CEMPA-Cerrado na proposição de projetos, análise de dados, desenvolvimento de estudos, organização de seminários e audiências públicas, bem como na promoção de um diálogo ativo com a sociedade civil.
A vereadora Sabrina Garcez enfatiza a importância dessa frente parlamentar. “O cerrado é um ecossistema único, e seu monitoramento e previsões precisas são fundamentais para tomadas de decisões conscientes e para ações que assegurem o desenvolvimento sustentável. A parceria com o CEMPA-Cerrado nos permitirá avançar nessa direção”, afirmou.
O CEMPA-Cerrado possui um histórico de excelência na geração de estudos por meio de modelagem numérica e dados de satélite. Essa abordagem inovadora permitirá uma previsão precisa do tempo para toda a região Centro-Oeste, além de cenários climáticos e modelos de produção agroclimáticos, promovendo a sinergia entre a academia, o governo e o setor privado em prol do desenvolvimento sustentável.