2025-11-04T001228Z_1_LYNXMPELA300A_RTROPTP_4_USA-SHUTDOWN.jpg

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira (12) um projeto que põe término ao shutdown do governo. O projeto agora segue para sanção do presidente Donald Trump, que deve assinar a lei ainda nesta quarta.

Nascente foi o shutdown mais longo da história dos Estados Unidos. A paralisação durou um totalidade de 43 dias.

Leia também

XAU/USD: Ouro sobe 2% com expectativa de galanteio de juros e de término do shutdown nos EUA

Na Comex, ramificação de metais da bolsa de Novidade York (Nymex), o contrato de ouro para dezembro fechou em subida de 2,36%

Deputados divulgam documentos em que Epstein diz que Trump “sabia sobre as meninas”

Democratas divulgam mensagens em que Epstein acusa Trump de saber sobre o tráfico sexual de menores, enquanto Moradia Branca nega irregularidades

O placar da votação foi 222 a 209. Dois republicanos votaram contra o projeto, enquanto somente 6 democratas foram favoráveis.

O texto já havia sido ratificado no Senado na segunda-feira (10). Antes desta votação, 14 textos que tentavam fechar o shutdown já haviam sido rejeitados no Senado.

O shutdown acontece quando não há convénio no Congresso sobre o orçamento do governo federalista. Assim, inúmeras atividades são paralisadas porque não há verba disponível para manter certos serviços e remunerar servidores públicos.

O projeto ratificado nesta quarta é um orçamento de pequeno prazo. O pacote garante o pagamento retroativo e reintegra servidores demitidos desde o dia 1º de outubro, além de blindá-los de novas dispensas até janeiro.

A paralisação causou impacto direto na vida das pessoas, com inúmeros voos cancelados e aeroportos operando de forma reduzida, por exemplo. Só nesta quarta, mais de 900 voos foram cancelados nos Estados Unidos.

O shutdown também causou a suspensão da divulgação de diversos indicadores econômicos dos EUA. A falta dos dados foi citada por dirigentes do Federalista Reserve (Fed) porquê prejudicial para identificar a trajetória ideal para as taxas de juros.

A situação também trouxe desgaste político para a Moradia Branca. Segundo a média de pesquisas do site RealClearPolitics, a desaprovação de Trump subiu de 53% para 54% durante o período, ampliando a diferença negativa em relação à aprovação.

*Com informações do Estadão Teor.

The post Câmara aprova projeto para findar com shutdown mais longo da história dos EUA appeared first on InfoMoney.