
O Banco Mediano confirmou nesta sexta-feira, 28, que a portabilidade de crédito por meio do Open Finance vai ser lançada ao público em fevereiro de 2026, uma vez que antecipou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) em maio. O BC e o Juízo Monetário Pátrio (CMN) publicaram duas resoluções sobre o tema na manhã desta sexta. Os textos incluem o compartilhamento do serviço de portabilidade no escopo do Open Finance.
“A Solução Conjunta nº 15/2025 e a Solução CMN nº 5.265?/2025? entram em vigor imediatamente, havendo período inicial em que as instituições financeiras realizarão testes de forma restrita”, diz o BC, em nota.
Segundo a autonomia, a regra mantém o procedimento já vigente na portabilidade de crédito realizado por meio de sistema eletrônico para troca de informações.
BC proíbe que instituições financeiras usem nome não relacionado às suas atividades
“Na apresentação ao público, as instituições autorizadas deverão utilizar termos que deixem evidente aos clientes e usuários a modalidade da instituição que está prestando o serviço”, disse o BC
BC: setor público tem déficit primordial de R$ 46,852 bi em 2025, até outubro
O resultado de 2025 é puxado por um déficit primordial de R$ 63,382 bilhões nas contas do governo médio, o equivalente a 0,60% do PIB
“A portabilidade de crédito por meio do Open Finance trará maior eficiência no entrada e na troca das informações, que poderão ser compartilhadas de forma segura, destro, padronizada e do dedo, eliminando assimetrias de informação e barreiras operacionais e propiciando um processo automatizado e mais eficiente”, diz a autonomia.
Com isso, o BC espera uma redução no tempo para finalização das operações de portabilidade, de até cinco dias úteis para até três dias úteis. Aliás, a medida tem o potencial para reduzir custos e aumentar a concorrência, segundo o regulador.
The post BC confirma lançamento da portabilidade de crédito no Open Finance em fevereiro appeared first on InfoMoney.
