WhatsApp-Image-2025-11-08-at-08.56.53.jpeg

Autoridades manifestaram solidariedade e prometeram interesse pra enviar pedestal às vítimas do tornado que atingiu cidades no interno do Paraná na noite de sexta-feira (7).

Até a manhã de sábado (8), pelo menos seis mortes foram confirmadas e 437 pessoas ficaram feridas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou solidariedade às famílias afetadas em Rio Bonito do Iguaçu e em Guarapuava em publicação no X (idoso Twitter).

O governo enviou uma equipe para escoltar as ações na região. O grupo é liderado pela ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e constituído por integrantes da pasta da Saúde e do Desenvolvimento Regional.

“Técnicos da Resguardo Social Pátrio, especializados em ajuda humanitária e reconstrução, já estão a caminho das cidades, e profissionais da Força Pátrio do SUS prestarão auxílio à população e às equipes do governo paranaense envolvidas no resgate e no auxílio às vítimas”, escreveu Lula.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, manifestou solidariedade às famílias afetadas e afirmou que a pasta “permanece em prontidão totalidade para estribar as prefeituras e prometer assistência imediata à população”.

A ministra Gleisi Hoffmann disse que o governo não medirá esforços para ajudar a população.

“Oriente é um momento de união e de soma de esforços entre governos e sociedade para estribar a população e reconstruir o que foi perdido”, escreveu no X.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se colocou à disposição para ajudar o estado do Paraná.

“Contem com nossas orações e com nossa solidariedade. Vocês não estão sozinhos”, afirmou no X.

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), também colocou o seu estado à disposição para facilitar as regiões afetadas.

O ministro do Trabalho, Luiz Pelágico, manifestou solidariedade às famílias atingidas. “Que a união e a esperança ajudem na reconstrução de cada vida e de cada lar”, escreveu.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, disse que o governo federalista vai atuar novamente “para nossa força conjunta ajudar qualquer região que enfrentar tragédias porquê essa”

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) afirmou ter recebido com tristeza a notícia das mortes e danos causados pelo tornado. “Registro que já estou falando com colegas senadores do Paraná colocando meu procuração à disposição para ajudar em tudo que for verosímil”, completou em publicação no X.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) prestou solidariedade “às famílias, aos trabalhadores e a todos os cidadãos que foram brutalmente atingidos pelos fortes ventos” na região.

A senadora Tereza Cristina (PP-MS) manifestou solidariedade às vítimas no X. “Uma tragédia. Mas temos certeza de que a união dos brasileiros fará novamente a diferença”, escreveu.

O senador Sérgio Moro (União-PR) afirmou que vai tomar as providências para facilitar na reconstrução da cidade de Rio Bonito do Iguaçu.

(Publicado por Brenda Silva)