A atriz Claudia Raia, 58, usou as redes sociais, neste domingo (21), para publicar um vídeo explicativo sobre acessibilidade, depois polêmica que aconteceu durante apresentação de uma peça dela no teatro.

“A magia do teatro fica ainda maior quando é para todos! E para que essa magia alcance a todos de verdade, precisamos sempre ampliar a conversa e aprender cada vez mais sobre inclusão e a prestígio da acessibilidade na cultura e na nossa sociedade”, escreveu a atriz na legenda da publicação no Instagram.

“Hoje, no Dia Pátrio da Luta da Pessoa com Deficiência, convidamos o Popcórnea com a consultoria técnica de Maurício Spinnelli (consultor de acessibilidade de projetos culturais) pra aprofundarmos esse diálogo”, concluiu.

No vídeo, Claudia relembrou o caso do dia em que chamou atenção de um fã, portador de deficiência com baixa acuidade visual, que usava celular em peça dela, quando, na verdade, estava usando o recurso de autodescrição pelo aplicativo.

De consonância com Claudia, o caso já foi resolvido com o testemunha e a atriz o convidou para comparecer a outra sessão, junto com amigos, para reparar a situação.

“Combinei de usarmos essa situação para lembrar a todos que autodescrição é um recurso cada vez mais moderno e necessário de acessibilidade e que precisamos trazer esse tema à tona sempre que provável”, falou no vídeo.

Em edital, em São Paulo, em setembro e a caminho do Rio de Janeiro no próximo mês, “Cenas da Menopausa” tem no elenco Raia e seu marido, o ator Jarbas Varão de Mello, 56.

No palco, a dupla sugere uma reflexão ao público a partir das mais diversas situações deste período: do choque da invenção, passando pela negação, revolta, depressão, barganha e confirmação.

Na produção, todas as etapas são consideradas — sempre com um toque de comédia, humor e reverência ao corpo feminino.