comida-alimentacao-nutricao.jpg

Na correria do dia a dia é geral incluirmos nas refeições víveres de fácil preparo ou até mesmo aqueles que já vêm praticamente prontos para consumo. No entanto, eles podem ser ricos em sódio, gorduras ou sofrear pouquíssimos nutrientes.

Ao contrário do que muita gente pensa, manter uma sustento saudável em vivenda pode ser mais simples do que parece. Além da escolha dos ingredientes, alguns utensílios domésticos ajudam a tornar o preparo das refeições mais rápido, prático e nutritivo.

Para te ajudar a organizar a cozinha, listamos alguns desses itens. E dá para aproveitar a Black Friday para tornar sua cozinha aliada da dieta. Veja!

1. Airfryer

A fritadeira elétrica sem óleo, a airfryer, é um dos eletrodomésticos mais populares quando o ponto é preparo saudável. Ela permite cozinhar ou assar víveres com pouca ou nenhuma gordura, mantendo textura e sabor.

“A forma de preparo interfere diretamente na elaboração nutricional dos víveres. Métodos que reduzem o uso de gordura e o tempo de cocção ajudam a preservar nutrientes e a diminuir compostos prejudiciais. A airfryer, por exemplo, utiliza ar quente em subida temperatura para cozinhar e dourar os víveres, dispensando o uso excessivo de óleo, reduzindo significativamente o texto de gordura totalidade e as calorias quando comparado à fritura tradicional”, explica Haryson Siqueira, nutricionista, preceptor de estágio do curso de nutrição do Meio Universitário UniFavip Wyden.

2. Panela elétrica

A panela elétrica é multifuncional e pode cozinhar, refogar ou até preparar arroz e feijoeiro, ajudando a poupar tempo e controlando o uso de óleo no preparo das refeições.

“Esses equipamentos podem melhorar a qualidade nutricional da dieta, principalmente se usados para substituir frituras e víveres ultra processados por preparações caseiras e equilibradas”, diz Renata Riciati, nutricionista.

3. Espiralizador de legumes

Um utensílio não elétrico e baratinho que vale a pena ter na cozinha é o espiralizador de legumes. Ele ajuda a transformar legumes uma vez que abobrinha e cenoura em fios semelhantes a macarrão, tornando esses víveres alternativas para substituir a tamanho tradicional. Dessa maneira a repasto fica mais ligeiro, nutritiva e pode ser preparada em poucos minutos.

“Com o uso desses utensílios, você otimiza seu tempo na cozinha e consegue melhorar a qualidade da sua sustento ao longo do tempo, prevenindo doenças, melhorando seu estado nutricional e contribuindo para um estilo de vida mais saudável. E o mais interessante é que você consegue “transformar” a vida da família inteira”, acrescenta Riciati.

Outros acessórios, uma vez que o ralador multifuncional e o fatiador ajustável, também facilitam o incisão de vegetais e frutas, estimulando o consumo de víveres frescos.

4. Panela antiaderente

A panela antiaderente de cerâmica é outro item que contribui para uma cozinha mais saudável. Por evitar que os víveres grudem, ela exige menos gordura na hora do pronto.

“Elas diminuem a premência de óleo nas preparações, tornando os pratos mais leves e saudáveis. Ou por outra, distribuem melhor o calor e facilitam a limpeza, promovendo praticidade no dia a dia”, acrescenta Siqueira.

5. Balança do dedo

A balança do dedo de cozinha permite medir com precisão os ingredientes e controlar o tamanho das porções, contribuindo para o preparo equilibrado das refeições e para o seguimento de planos alimentares personalizados.

6. Potes herméticos

A organização também tem papel importante na hora de cozinhar em vivenda. Potes herméticos de vidro ajudam a resguardar melhor os víveres, facilitam o armazenamento de marmitas e reduzem o desperdício.

“Comece com pequenas mudanças e tenha um planejamento semanal. Reserve um dia para organizar o cardápio, comprar víveres in natureza e preparar bases simples, uma vez que grãos cozidos, legumes pré-cortados e proteínas”, detalha Siqueira.