A ajuda humanitária começa a chegar a Gaza à medida que o cessar-fogo entra no segundo dia, segundo a sucursal israelense responsável pela transferência de assistência humanitária.

A COGAT (Coordenação de Atividades Governamentais nos Territórios) confirmou à CNN, neste sábado (11), que caminhões estavam entrando no território. A graduação do fluxo de ajuda humanitária não foi imediatamente esclarecida.

Uma vez que segmento do concórdia apanhado esta semana sobre um cessar-fogo em Gaza e a libertação de reféns, Israel concordou com a ingresso diária de 600 caminhões de ajuda humanitária operados pela ONU e outros doadores.

Os veículos incluirão principalmente “provisões, equipamentos médicos, suprimentos para abrigos e combustível para operações essenciais e gás de cozinha”, segundo o COGAT.

Equipamentos essenciais para o reparo de infraestrutura sátira também seriam permitidos, afirmou.

Uma quantidade de ajuda estava chegando a Gaza antes do cessar-fogo ser enunciado, mas o volume deve ser muito maior do que antes.

O PMA (Programa Mundial de Mantimentos) informou neste sábado (11) que começou a ampliar suas operações em Gaza.

O programa afirmou que, nos próximos três meses, pretende fomentar até 1,6 milhão de pessoas com pão, farinha de trigo e cestas básicas familiares.

“O PMA aumentará o número de padarias que atualmente apoia de 10 para 30 nas próximas semanas, aumentando drasticamente o aproximação a pão fresco”, afirmou o programa.