thumb_grande__MG_9529_-_Copia.JPG

A população de Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Região Federalista, foi contemplada com os atendimentos do Programa Deputados Cá, neste sábado, 8. Milhares de pessoas lotaram a terreiro em frente à prefeitura, no Jardim Querência, onde foi montada a estrutura para a 26ª edição do planejamento da Câmara Legislativa de Goiás (Alego) em parceria com as prefeituras goianas. 

O Deputados Cá é uma iniciativa da atual gestão da Mansão de Leis, realizada com a participação de diversos parceiros, que ajudam a levar serviços para os municípios goianos. Outrossim, o programa integra a política de aproximação do Poder Legislativo com a população, já que os deputados conhecem, de perto, as demandas regionais, atendem prefeitos, vereadores e lideranças locais. Os cidadãos também podem dialogar diretamente com os parlamentares.

Na orifício do evento, foram entregues 15 escrituras de imóveis a moradores da região, resultado do trabalho de regularização fundiária que vem sendo feito no Legislativo goiano. Outras 894 escrituras serão entregues nos próximos dias a moradores da cidade.

Maria Gomes Pereira esperava havia mais de 30 anos para ter o documento que dá recta à mansão em que ela mora. Ela foi a primeira a receber a escritura e disse que nem estava acreditando ter conseguido. “Eu chorei tanto que até me perdi, mas eu chorei de felicidade, já viu isso? Hoje eu vou dormir em sossego na minha mansão”, resumiu.

Atendimentos diversos

Porquê de praxe, nesta edição, a população pôde racontar com atendimentos médicos, uma vez que consultas com oftalmologistas (e a confecção dos óculos na hora), ginecologista, psicólogo, dentistas, cardiologista; e a realização de exames uma vez que ultrassonografia e mamografia, além de vacinação.

A novidade da 26ª edição foi a presença de um médico reumatologista, uma das especialidades que apresentam maior dificuldade para conseguir uma consulta, tanto na rede pública quanto na pessoal.

Órgãos da Prefeitura de Águas Lindas de Goiás e do Governo do Estado atenderam à comunidade não só sítio, uma vez que de outros municípios do Entorno do DF. Diversas pastas do Executivo águas-lindense participaram da organização, uma vez que a Secretária de Assistência Social, que prestou orientações sobre o Cadastro Único (CadÚnico), para programas sociais governamentais, e a Carteira do Idoso.

O Núcleo de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) ofereceu guarida e informações sobre violência doméstica e guarida às possíveis vítimas, que foram encaminhadas para ulterior seguimento no núcleo, já que esse tipo de atendimento deve ser feito de forma sigilosa.   

Da segmento do Governo Estadual, a Escritório Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) levou para o Deputados Cá todos os serviços oferecidos pelo órgão, uma vez que reclamações e informações sobre o transporte intermunicipal e o Passe Livre do Idoso. Em convênio com a Escritório Pátrio de Pujança Elétrica (Aneel), a filial de regulação também tratou de reclamações sobre vigor elétrica e a tarifa social.

A população teve aproximação também a cortes de cabelo, oficinas de canetas e grampos decorativos, decoração com balões e automaquiagem.

Cursos

O Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Pátrio de Aprendizagem Industrial (Senai) levaram um simpático robôzinho, utilizado na ensino infantil mormente uma vez que instrumento de integração com alunos que têm transtorno do espectro autista (TEA). O autômato chamou a atenção das pessoas para visitarem o estande e saber os cursos oferecidos pelo sistema, em parceria com a prefeitura. Quem se interessou já fez a letreiro na hora.

Segundo o coordenador-técnico do Sesi-Senai, Matheus Franco, foram oferecidos, na cidade, os cursos de manutenção automotiva, mecânico, eletricista automotivo, montagem e formato de computadores e de vestuário – costura industrial e modelista.

Todos os cursos ofertados são totalmente gratuitos, dirigidos principalmente a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Desses cursos, os participantes saem formados e com certificado do Senai. Em três anos de parceria, mais de 1.300 pessoas já passaram pelos cursos.

A Secretaria de Estado de Meio Envolvente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) também participou com a distribuição de mudas. As empresas Saneago e Equatorial, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o Programa Mais Empregos, a Superintendência de Identificação Humana da Polícia Social e a Defensoria Pública do Estado (DPE) marcaram presença mais uma vez no programa.

Uma das maiores atrações de todas as edições do programa, a castração gratuita de animais de estimação atraiu dezenas de pessoas, que não tiveram nenhum dispêndio.  

Beneficiando produtores rurais

Na feira do produtor rústico, um espaço foi talhado para os agricultores familiares comercializarem seus produtos, onde dezenas de pessoas foram beneficiadas. Um exemplo foi Marcilene Mariano, produtora de mandioca na região, que desenvolveu uma risca de produtos inéditos, usando o tubérculo uma vez que matéria-prima. Constam da risca de produção dela: sorvete, palha italiana, cocada (mandiococada), bombom e até um mandiocotone (panetone de mandioca), que ela diz ser mais saboroso que o tradicional.

Tudo à base de mandioca, que Marceline cultiva na pequena propriedade da família. Ela também desenvolve os novos produtos, produz, vende e faz a divulgação nas redes sociais. Outrossim, os produtos são naturais, sem conservantes e sem aditivos químicos. 

Os produtos inovadores têm feito tanto sucesso que, hoje, mais de 60% do faturamento da propriedade vem daí, sendo que somente 20% da mandioca produzida pela família da Marcilene são usados para essa produção; 80% é vendido com casca ou embalada a vácuo.

Médicos

Foi a dificuldade em fazer uma consulta com um ortopedista na rede regular que fez a aposentada Rosemira Machado da Cruz procurar atendimento no Deputados Cá. Há meses com poderoso dor na perna esquerda, que não a deixa dormir, ela não perdeu tempo quando soube da ação.

“Fui ao posto, peguei encaminhamento para consulta com perito, mas nunca me chamaram. Hoje, estou com o pedido de sonância e com a receita médica. Espero que o remédio alivie a dor até eu conseguir fazer o inspecção e deslindar o que está causando o incômodo”, relatou Rosemira.

Depois da consulta com o ortopedista, a aposentada aproveitou para renovar os óculos, já que não ia ao oftalmologista havia quase três anos. Ela ainda fez uma mamografia.

A doméstica Maria Elizabete também foi em procura de uma mamografia, mas com a grande procura, quando chegou as senhas já tinham concluído. Mas ela não perdeu a viagem. Diabética, aproveitou para se consultar com o cardiologista, uma vez que a doença é fator de risco para males do coração. “Eu sinto muita dor de cabeça. Logo, precisava há muito tempo ver uma vez que estava o coração. Vou aproveitar”, comemorou.

Já a estudante Evelyn de Sousa foi até o estande da Defensoria Pública do Estado de Goiás, para tentar a segunda via da certificado de promanação. A mãe dela perdeu o documento quando a família se mudou de Luziânia para Águas Lindas. “Para tirar a segunda via, eu tenho que ir a Luziânia e é difícil, porque tem que pegar ônibus daqui para o Projecto Piloto ou para Taguatinga e, de lá, pegar outro para Luziânia. É muito difícil para mim, com duas crianças pequenas”, explicou.

Satisfação

Logo posteriormente o início dos atendimentos, o presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto (UB), fez a orifício solene do programa em Águas Lindas. Depois de cumprimentar moradores, ele destacou a satisfação de estar realizando mais uma edição do Deputados Cá, que oferece serviços ao cidadão e ainda aproxima o Parlamento do povo.  

“São os deputados ouvindo a população e personificando em requerimentos, projetos de lei, vendo in loco as necessidades do município, destinando emendas impositivas ao orçamento e prestando um serviço à sociedade. O Deputados Cá aproxima o cidadão e a cidadã dos deputados e deputadas. Lembrando sempre que a população paga o nosso salário. Nós ganhamos muito muito e estamos cá fazendo, sim, a nossa obrigação”, disse Peixoto.

Além do presidente, estiveram presentes no evento o deputado Anderson Teodoro (Avante), morador há 29 anos de Águas Lindas e representante da cidade no Parlamento estadual; a deputada Dra. Zeli (UB), também da região do Entorno do Região Federalista; o deputado federalista Zacharias Calil (UB); o prefeito de Águas Lindas de Goiás, Lucas de Roble Antonietti; a primeira-dama do município, Fernanda Alaíza; a vice-prefeita, Alejandra Souza; o presidente da Câmara Municipal, Oliveira Júnior; o patrono público José Luís Pereira de Souza e a coordenadora da equipe da Superintendência de Identificação Humana da Polícia Social.

Também marcaram presença no evento os vereadores por Águas Lindas de Goiás Abadyas Damaceno, Aluísio D’Artec, André Cavalcanti, Baiano dos Cocos, Bira o Varão do Povo, Diretor Arley, Djalma Cunha, Doutor Paulo, Euder Vieira, Evandro Rainha da Sossego, França Castro, Gilmar, Eduardo Sanda Lúcia, Giva Felipe, Jorge Amaro, Keké da Vulkanic, Luiz de Aquino, Mauro Gaúcho, Renato Progresso, Terezinha da Saúde e Vicente Emanuel, além do secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária de Goiânia, Juliano Santana; o secretário municipal de Regularização Fundiária de Águas Lindas de Goiás, Giovane Machado; e o comandante do 17º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM) de Águas Lindas, coronel Murilo Rodrigues Felício.

Trabalho conjunto

Anderson Teodoro ressaltou o trabalho conjunto feito entre o seu procuração, a presidência da Alego e o prefeito de Águas Lindas, Lucas Roble Antonietti, que, segundo ele, tem gerado benefícios à população do município. “O prefeito Lucas vem trabalhando intensamente pelo desenvolvimento de Águas Lindas e eu, uma vez que deputado estadual, agradeço ao presidente Bruno Peixoto, que vem fazendo alguma coisa dissemelhante e com essa ação do Deputados Cá está trazendo pundonor ao Estado”, afirmou.

Dra. Zeli também elogiou a dimensão do programa para toda a população goiana: “Não esqueçam esse nome, Bruno Peixoto, presidente da Câmara Legislativa, que, com esse programa, está levando a Mansão de Leis a cada cidade deste Estado. Os menos favorecidos têm aproximação com pundonor aos serviços”.

O deputado federalista Zacharias Calil, que também é médico e vem acompanhando todas as edições do Deputados Cá, avaliou o quanto a ação ajuda a desafogar os atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). “O que acontece cá são as ações básicas da saúde. Isso é importante, porque você diminui o número de pessoas nos hospitais. Logo, é fundamental. E eu sabor também da castração de animais, o que é um problema de saúde pública”, exaltou.

O prefeito Lucas Roble agradeceu a Bruno Peixoto e a Anderson Teodoro pela realização do programa na cidade: “É um prazer recebermos o Deputados Cá, que traz centenas de serviços para atender nossa comunidade. Muitos vieram de madrugada, chegaram muito cedo. Desde às 5 horas da manhã já tinha gente aguardando pelo evento. Logo, temos de agradecer. Muito obrigado a você, Bruno, ao deputado Anderson, por trazer esses serviços para nossa população”.

Uma cidade novidade

Águas Lindas de Goiás é uma das cidades mais novas do Estado. Com somente 30 anos de emancipação, já é a quinta em população, contando hoje com muro de 245 milénio habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasílio de Geografia e Estatística (IBGE). Essa foi a população beneficiada na 26ª edição do Deputados Cá, que atendeu uma região ainda carente de muitos serviços.