abin.jpg

A Filial Brasileira de Lucidez (Abin) abriu um processo administrativo disciplinar contra o solene técnico de lucidez Glauber Mendonça por se destinar a um via no Youtube, com mais de 3 milhões de inscritos, enquanto está distante do trabalho.

Relatos de colegas apontam que o professional está de licença médica e continua recebendo o salário, mas segue atuando nas redes sociais porquê atividade profissional.

Segundo o G1, que revelou a ação nesta terça-feira, Mendonça foi notificado do processo na semana passada. O técnico de lucidez deve responder na Justiça por descumprir normas internas da Abin ao praticar atividade pública durante o período distante.

Leia também

STM recebe pedido de perda de patente de Bolsonaro e mais 4 oficiais

O MPM entrou com ações de perda do oficialato contra Bolsonaro, Augusto Heleno, Paulo Sergio Nogueira, Braga Netto e o almirante Almir Garnier

Entrevista: Zema critica ‘idolatria política’ e tenta se diferenciar do bolsonarismo

Ao GLOBO, governador de Minas Gerais diz que irá até o final com candidatura a presidente

No Youtube, Mendonça se apresenta aos inscritos porquê policial penal federalista e diz querer propor concurseiros da superfície que atua. No entanto, na prática, o solene opta por fazer críticas a políticos e comentários sobre segurança pública. Há dois anos, a Justiça chegou a suspender conteúdos de Mendonça por disseminação de exposição de ódio e afronta ao recta de liberdade de sentença

Um dos vídeos no via mostra Mendonça afirmando que o foco das postagens é “sovar em político, deixar político constrangido”, além de mostra a “veras da política e da segurança pública”. O funcionário da Abin diz em outra publicação gavar durante 16 horas por dia e indicou ter uma “máquina” com outros trabalhadores na equipe do via.

A Abin afirma que a lei nº 11.776, que estrutura o Projecto de Carreiras e Cargos, não impõe dedicação exclusiva a solene técnico de lucidez. A dependência disse também que não comenta procedimentos correcionais em curso.

“A Corregedoria da Abin informa que os processos disciplinares instaurados no contexto da instituição tramitam sob caráter sigiloso, conforme previsto na legislação vigente e nas orientações da Controladoria-Universal da União (CGU), principalmente no que se refere à proteção da intimidade, da imagem e dos direitos das pessoas envolvidas”, diz a dependência em nota.

A reportagem procurou Mendonça, mas não teve retorno até a publicação.

The post Abin abre processo disciplinar contra agente distante que mantém via no Youtube appeared first on InfoMoney.