
Os médicos que aderiram ao novo edital de credenciamento da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciaram os atendimentos na Rede Municipal de Saúde no domingo (1º/2). Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, tapume de 70% dos profissionais que atuavam na rede migraram para o novo padrão de contratação.
Os contratos antigos seguem válidos até o dia 28 de fevereiro, e os profissionais que aderiram ao novo edital começam a atuar ao longo do mês, conforme a data de início prevista em cada contrato.
“Tivemos uma adesão significativa ao novo credenciamento, o que garante a perpetuidade dos atendimentos. Os médicos que já foram chamados e assinaram contrato iniciaram os trabalhos”, afirmou o secretário. “Ao longo de fevereiro, a secretaria fará novos chamamentos até que todas as unidades de saúde estejam com as vagas preenchidas”, completou Luiz Pellizzer.
O edital de credenciamento médico nº 003/2025 prevê a contratação de profissionais para atuação nas áreas de urgência e emergência, atenção primária, atenção especializada e verificação de óbitos. Ao todo, poderão ser contratados até 1.876 médicos, de entendimento com a fardo horária escolhida por cada profissional.
Atualmente, há uma fileira de médicos aguardando convocação, o que assegura quantitativo suficiente para atender à demanda da rede. Outrossim, o Projecto de Contingência da SMS prevê a oferta de plantões extras aos profissionais já contratados, uma vez que o novo edital permite a realização de até 25 plantões mensais de 12 horas.
“O novo credenciamento possibilita suprir déficits históricos nas redes de atenção à saúde, ampliando o aproximação da população aos serviços de saúde, com responsabilidade fiscal e sustentabilidade financeira”, destacou o secretário.
Assistência contínua
De entendimento com a gerente de Urgência e Emergência do município, Jeisa Cristina, as novas contratações garantem cobertura assistencial contínua nas unidades que funcionam 24 horas por dia.
“Esses profissionais estão atuando diretamente na risco de frente, nos prontos-socorros, assegurando atendimento inopino à população. O credenciamento permite uma contratação mais manipresto e maleável, oferecendo respostas mais rápidas e eficientes às
demandas da saúde pública”, explicou a gestora.
Fotos: Divulgação
Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Prefeitura de Goiânia
