
O Ministério da Previdência Social, o Instituto Pátrio do Seguro Social ( INSS) e a Dataprev anunciaram que concluíram neste domingo a atualização da infraestrutura tecnológica de serviços previdenciários.
A Dataprev é a estatal responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social. Segundo nota divulgada à prensa, a empresa “concluiu com triunfo a transmigração integral do seu último computador de grande porte para uma plataforma mais moderna, uma vez que secção do processo de modernização dos sistemas previdenciários”.
Ibaneis Rocha é meta de pedidos de impeachment por negociações do BRB com o Master
As representações apontam supostos crimes de responsabilidade
Líder da bancada evangélica apoiou entendimento do INSS com entidade acusada de fraude
Empresas de familiares do deputado federalista Silas Câmara (Republicanos-AM) receberam R$ 1,8 milhão da organização investigada
Com isso, o atendimento pela Mediano 135 e os serviços do aplicativo Meu INSS devem ser restabelecidos a partir desta segunda-feira, com exceção do simulador de aposentadoria. A utensílio do dedo reúne serviços previdenciários numa única plataforma, uma vez que agendamento de perícias, pedido de aposentadorias e consulta dos benefícios.
O aplicativo vinha apresentando instabilidades e se tornou meta de queixas de usuários nas últimas semanas. Diante desse cenário, no termo de janeiro, o governo anunciou que prorrogaria até 20 de março o prazo para que aposentados e pensionistas pudessem solicitar o ressarcimento de valores descontados indevidamente de seus benefícios do INSS. Esse prazo inicialmente seria encerrado em 14 de fevereiro.
Apesar da desenlace dessa atualização, o protocolo de implantação dos serviços prevê uma ativação gradual de seus sistemas, e, por isso, o ministério afirma que poderão ocorrer “momentos de lentidão”. Ainda segundo a nota, equipes técnicas estão monitorando a situação e “atuando em tempo real para evitar impactos nos serviços”.
De entendimento com a pasta, mais de 220 profissionais atuaram nessa na transmigração e homologação dos serviços previdenciários de 28 de janeiro até leste domingo, mobilizando equipes do ministério, do INSS e da Dataprev.
Ainda segundo o enviado à prensa, esse processo de modernização realizado possibilitará a redução do tempo de processamento da folha de pagamento de benefícios, de 96 para 48 horas, o aumento da capacidade de organização e realização de tarefas e a ampliação dos serviços digitais. Aliás, diz a nota, vai permitir que os usuários possam realizar atendimentos pelo aplicativo, sem a urgência de comparecer presencialmente às agências.
The post Dataprev conclui atualização e Meu INSS deve ser restabelecido nesta 2ª appeared first on InfoMoney.
