5de2a316-suvaquinho-2.jpeg

O conjunto infantil Suvaquinho da Asa afirma que vai para as ruas, mesmo posteriormente não ser classificado no resultado final do DF Folia 2026, divulgado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF) nesta segunda-feira (26/1), depois dos recursos apresentados.

“Informamos que estaremos nas ruas no próximo dia 7 de fevereiro, atendendo com toda atenção, inclusão e segurança habituais os pequenos foliões que desejarem curtir o conjunto com seus responsáveis. A burocracia não vai extinguir a nossa alegria”, declarou em nota.

O Bloco Suvaquinho da Asa, voltado para crianças, foi desclassificado do DF Folia 2026 e não participará do Carnaval de Brasília
1 de 3

O Conjunto Suvaquinho da Asa, voltado para crianças, foi desclassificado do DF Folia 2026 e não participará do Carnaval de Brasília

Reprodução/Davi Mello

Fundado em 2012, o Suvaquinho da Asa reúne crianças, pais e famílias em desfiles lúdicos e inclusivos no carnaval da capital
2 de 3

Fundado em 2012, o Suvaquinho da Asa reúne crianças, pais e famílias em desfiles lúdicos e inclusivos no carnaval da capital

A organização do bloco afirma que a desclassificação impacta o acesso das crianças à cultura e ao espaço público
3 de 3

A organização do conjunto afirma que a desclassificação impacta o aproximação das crianças à cultura e ao espaço público

Reprodução/Davi Mello

O conjunto, que dá ininterrupção ao legado do Suvaco da Asa — que completa 20 anos de história neste ano e está classificado—, já havia sido deixado de fora da lista provisória e, mesmo posteriormente apresentar recurso, continuou excluído da folia solene.

“Mesmo posteriormente apresentar recurso, a ficha de avaliação chegou à equipe exclusivamente duas horas antes do termo do prazo recursal, e o resultado final manteve o Suvaquinho fora da programação solene. As notas finais foram padronizadas e desconectadas do teor e da trajetória do conjunto.”

Confira listas

table visualization
table visualization

table visualization

Porquê funciona a classificação

O edital do DF Folia 2026 organiza os blocos por categorias: Novo, Pequeno, Médio, Grande, Super, Mega e Território Folia. Cada categoria tem número restringido de vagas, e a classificação depende exclusivamente da pontuação obtida pelos blocos.

A avaliação considera critérios objetivos, uma vez que histórico de atuação, público das edições anteriores, capacidade de realização e proposta artística e organizacional para o Carnaval de 2026.

Não existe nota máxima única: a pontuação serve exclusivamente para “ranquear os blocos dentro de cada categoria”. Mesmo blocos com notas altas podem permanecer de fora se houver mais grupos com pontuação próxima do que vagas disponíveis.

No resultado provisório, por exemplo, a maior nota do Grupo Grande foi 20,7 (Conjunto Afro Àsé Dúdú), do Grupo Super 20,5 e do Grupo Médio 19,2.