Design-sem-nome-3.jpg

As declarações do presidente Donald Trump de que aliados da Organização do Tratado do Atlântico Setentrião (OTAN) teriam ficado “longe das linhas de frente” no Afeganistão tem gerado indignação entre as autoridades do Reino Uno — assim porquê no príncipe Harry, que chegou a servir durante o conflito entre os períodos de entre 2007 e 2008, e entre 2012 e 2013. 

O posicionamento do presidente aconteceu na quinta-feira (22/1), em entrevista a emissora Fox News. Trump criticou francamente os países membros da OTAN e afirmou que “os Estados Unidos nunca precisaram deles”. “Eles vão manifestar que enviaram tropas ao Afeganistão, e isso é verdade, mas ficaram um pouco à margem, um pouco longe das linhas de frente”, declarou.

Com a fala do mandatário, o príncipe Harry emitiu um transmitido rebatendo as declarações do presidente americano. De negócio com a BBC, o duque de Sussex afirmou que o país invocou o cláusula 5 do tratado, pela primeira e única vez na história, por isso, todos os países membros precisaram adentrar no conflito — o que resultou em centenas de britânicos mortos.

O duque de Sussex rebateu críticas de Donald Trump sobre falta de comprometimento na guerra do Afeganistão

Leia o posicionamento do príncipe Harry na íntegra:

“Em 2001, a OTAN invocou o Item 5 pela primeira — e única — vez na história. Isso significava que todas as nações aliadas eram obrigadas a concordar os Estados Unidos no Afeganistão, na procura de nossa segurança compartilhada. Os aliados atenderam a esse chamado”, começou o príncipe. 

Eu servi lá. Fiz amigos para a vida toda lá. E perdi amigos lá. Só o Reino Uno teve 457 militares mortos. Milhares de vidas foram transformadas para sempre. Mães e pais enterraram filhos e filhas. Crianças ficaram sem um dos pais. Famílias tiveram que arcar com as consequências.

Esses sacrifícios merecem ser mencionados com sinceridade e saudação, pois todos permanecemos unidos e leais à resguardo da diplomacia e da tranquilidade.”

Foto colorida de homem branco, ruivo, com vestes militares e fazendo saudação do exército - Metrópoles
O príncipe Harry atuou na guerra do Afeganistão

Posicionamento da Morada Branca

Com a crise gerada pelos comentários, a Morada Branca emitiu um transmitido defendendo o posicionamento do presidente e reiterou que as perdas e as contribuições americanas superaram os demais países membros do tratado.

“O presidente Trump está visível: as contribuições dos Estados Unidos para a OTAN superam em muito as de outros países, e seu sucesso em prometer que os aliados da OTAN cumpram a promessa de gastos de 5% está ajudando a Europa a assumir maior responsabilidade por sua própria resguardo”, diz o transmitido.

Donald Trump durante discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça
Dppnald Trump afirma que os Estados Unidos não precisam do espeque de outros países membros da OTAN

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram