marca-433a063d88b5d6e0cc42820f9d7d457197e0c27d22f0f0412179d2c47e20bfc1.svg_.svgxml

Tramita no Parlamento estadual o projeto de lei nº 31922/25, de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB), com o objetivo de instituir, em Goiás, o Dia Estadual de Popularização da Ciência. O texto está em via de encaminhamento à Percentagem de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

A medida pleiteia a comemoração da data, de forma anual, em 25 de outubro, dia em que foi publicado, em 2023, o Decreto Federalista nº 11.754, que instituiu o Programa Pátrio de Popularização da Ciência (Pop Ciência) e o Comitê de Popularização da Ciência e Tecnologia (Comitê Pop). A data também coincide com o período de realização da Semana Pátrio de Ciência e Tecnologia, o maior evento de popularização da ciência do Brasil, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação desde 2004.

A iniciativa visa a promover a alfabetização e o letramento científicos da sociedade goiana e estimular a curiosidade, a originalidade e o pensamento crítico por meio da divulgação científica. Também tem por objetivo valorizar o papel da ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento econômico e social do Estado, e incentivar a participação de estudantes, professores e da comunidade em universal em atividades de divulgação científica.

O parlamentar anota, ainda, que seu projeto procura fortalecer a integração entre instituições de ensino, centros de pesquisa, museus de ciência e a sociedade social; promover o reconhecimento e a valorização dos pesquisadores e das instituições científicas do Estado; estimular vocações científicas e tecnológicas entre crianças e jovens goianos; e publicar a produção científica desenvolvida nas universidades, institutos de pesquisa e centros de inovação de Goiás.

Reconhecimento da ciência

De convenção com Cruvinel, a instituição do Dia Estadual de Popularização da Ciência cria um marco simbólico importante para o reconhecimento do papel da ciência no desenvolvimento de Goiás e para a valorização dos profissionais que dedicam suas vidas à pesquisa científica e à divulgação do conhecimento.

“A popularização da ciência é uma estratégia fundamental para a formação de recursos humanos qualificados, o incentivo à inovação tecnológica e o desenvolvimento econômico sustentável”, aponta o responsável da iniciativa, com a afirmativa de que esta não se limita às áreas das ciências exatas e naturais, mas abrange todas as áreas do conhecimento humano, incluindo as ciências humanas, sociais, da saúde e as artes. 

Nesse contexto, frisa que a teorema apresenta-se uma vez que instrumento jurídico adequado para o fortalecimento da cultura científica em Goiás, o reconhecimento da valimento da ciência para o desenvolvimento estadual e o incentivo ao interesse da população pelas atividades científicas e tecnológicas. 

Por termo, o legislador coloca que a data proposta representa um compromisso do Estado de Goiás com a instrução científica de sua população, a valorização de seus pesquisadores e instituições de pesquisa, e a construção de uma sociedade mais esclarecida, sátira e preparada para os desafios do século XXI.