A Morada Branca anunciou nesta sexta-feira (16) quem serão os integrantes do “Juízo da Sossego” que supervisionará a reconstrução de Gaza, presidido por Donald Trump.
O “Juízo Executivo Fundador” do grupo incluirá o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, o enviado peculiar de Trump, Steve Witkoff, o genro do presidente, Jared Kushner, e Tony Blair, ex-primeiro-ministro britânico.
A Morada Branca também anunciou quem integrará o comitê de tecnocratas palestinos que governarão Gaza porquê secção do conciliação mediado pelos Estados Unidos.
O Dr. Ali Sha’ath, um palestino de Gaza que já ocupou vários cargos na Domínio Palestino, vai liderar o comitê. Esse pintura focará na restauração dos principais serviços e instituições públicas para ajudar a estabilizar a vida em Gaza, de conciliação com a Morada Branca.
Nickolay Mladenov, um político e diplomata búlgaro que anteriormente serviu porquê coordenador peculiar da ONU para o processo de sossego no Oriente Médio, servirá porquê cima representante para Gaza, disse a Morada Branca.
Nos termos do conciliação mediado pelos EUA, o comitê deverá governar Gaza até que uma Domínio Palestina reformada possa assumir o controle. Assim, o projecto de Trump define que esse é “um caminho provável para a autodeterminação e a geração de um Estado palestino”.
