delcy.jpg

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, agradeceu ao presidente Lula, nesta sexta-feira (9), pelo “esteio e solidariedade” à Venezuela.

O gabinete de Rodríguez emitiu um transmitido sobre as conversas que ela manteve com outros líderes mundiais depois a tomada do ditador Nicolás Maduro pelos Estados Unidos.

“Mantive conversas com o presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; o presidente da República da Colômbia, Gustavo Petro; e o primeiro-ministro do Reino da Espanha, Pedro Sánchez, no contexto da grave, criminosa, ilícito e ilegítima agressão perpetrada contra a República Bolivariana da Venezuela”, afirma o transmitido.

O Palácio do Planalto já havia confirmado que Lula conversou com a líder venezuelana no sábado, dia 3 de janeiro, horas depois a operação militar americana em Caracas.

“Expressei minha privativo gratidão ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao povo brasílico pelo esteio e solidariedade demonstrados à Venezuela nos momentos mais críticos depois a agressão sofrida”, afirmou a presidente interina no transmitido.

Ela destacou que, nas conversas com os líderes internacionais, forneceu informações detalhadas sobre o ataque dos EUA, que ela afirma ter resultado em mais 100 mortes de civis e militares.

“Concordamos também na urgência de seguir em uma ampla agenda de cooperação bilateral, baseada no reverência ao recta internacional, à soberania dos Estados e ao diálogo entre os povos”, acrescentou Rodríguez.

“Reafirmei que a Venezuela continuará a enfrentar essa agressão por meio de canais diplomáticos, leal aos princípios da Diplomacia Bolivariana de Sossego, uma vez que o único caminho para tutelar nossa soberania e preservar a tranquilidade”, concluiu.