tornado.png

Um tornado “landspout” se formou na zona rústico de Oscar Bressane, no interno de São Paulo, por volta das 16h da última sexta-feira (12).

As imagens, obtidas pela CNN Brasil, registram o fenômeno se aproximando em superfície ensejo, com uma pilastra estreita de poeira e detritos girando próxima ao solo.

Segundo a Resguardo Social, o fenômeno não se trata de um tornado clássico, mas de um tipo considerado mais fraco e com formação dissemelhante, formação é considerada rara no Brasil.

Nesse caso, a rotação começa no solo, antes mesmo de a nuvem de tempestade estar totalmente desenvolvida. Com a subida do ar quente, esse giro é “esticado”, formando um funil fino, geralmente visível por levantar poeira e materiais leves.

Veja vídeos:


Ainda de pacto com os técnicos, os vídeos mostram características típicas desse tipo de ocorrência: funil estreito, rotação próxima ao pavimento e exiguidade de relação clara com a base da nuvem, o que indica menor intensidade e curta duração.

O registro do fenômeno ocorre em meio a um período de instabilidade no estado. Até a publicação desta reportagem, mais de 390 milénio imóveis seguem sem vontade elétrica, depois a passagem de um sistema de ventos fortes associado a temporais.

Desde sexta-feira, moradores de diferentes regiões da Grande São Paulo também realizam protestos contra a Enel, concessionária responsável pela distribuição de vontade, cobrando a normalização do serviço.

 

*Sob supervisão de Thiago Félix