Neymar voltou a protagonizar uma atuação de gala e, com um hat-trick, comandou a vitória do Santos por 3 a 0 sobre o Juventude nesta quarta-feira (3), pela penúltima rodada do Campeonato Brasílico.
O triunfo tirou o time paulista da zona de rebaixamento — agora, ocupa a 14ª posição com 44 pontos.
O camisa 10 decidiu a partida em unicamente 17 minutos e ainda atingiu a expressiva marca de 150 gols com a camisa alvinegra.
A noite mágica do atacante no estádio Alfredo Jaconi encerrou um jejum de quase quatro anos: a última vez que Neymar havia anotado um hat-trick ocorreu em abril de 2022, quando balançou a rede três vezes pelo Paris Saint-Germain diante do Clermont.
Jornais estrangeiros exaltaram a atuação de Neymar.
“Se recusa a desistir”
Para o jornal Mundo Deportivo, Neymar se recusa a desistir, mesmo convivendo com as lesões. “Apesar de não ter brilhado desde que retornou ao Santos em janeiro deste ano, devido a diversas lesões que vem sofrendo, o desempenho de Neymar tem sido decisivo para o time paulista nos últimos dias, em que oriente se encontra ameaçado pelo rebaixamento — mesmo jogando com uma joelheira devido ao incômodo persistente de uma lesão da qual ele se recusa a desistir“, escreveu o portal.
“Neymar é eterno”
Já o espanhol Às rasgou elogios ao brasílico e foi enfático ao declarar que Neymar é o melhor do Brasil.
“Mancando, com o joelho quebrado, sem ritmo de jogo … e ainda assim, Neymar continua supra dos demais. Uma atuação magistral do camisa 10 praticamente garantiu a permanência do Santos na primeira partilha brasileira”, começou.
“Neymar está se redimindo . Todas as críticas e punições que sofreu ao longo da temporada ficaram para trás. Ele já tem cinco gols e uma assistência nos últimos três jogos . Está em chamas, em sua melhor forma desde que retornou ao Brasil no início do ano. Quando o Santos mais precisa dele, seu “rebento pródigo” aparece. O “eu vou, mas eu volto” ganha um significado ainda mais profundo. Neymar é eterno. Neymar é o Rei”, destacou o jornal.
“Atuação heróica”
O Olé, da Argentina, chamou a atuação do craque de heróica. “A atuação de Neymar até agora é heroica. O craque brasílico passou de intuito de críticas a salvador do Santos. Apesar de suportar com uma lesão no menisco do joelho esquerdo, ele decidiu encarar as últimas partidas do Brasileirão mesmo assim , e de que maneira! Ele tem sido fundamental para ajudar seu time a evitar o rebaixamento”, exaltou o quotidiano.
“Luta para convencer Ancelotti”
O Marca, da Espanha, elogiou o “cumeeira nível de jogo” do camisa 10 durante o confronto, mas ressaltou que Neymar vive pressionado para ocupar espaço na Seleção de Ancelotti.
“O bombeiro da Seleção Brasileira vem jogando sob pressão, já que seus problemas no joelho são evidentes, numa tentativa de convencer o técnico da Canarinha, Carlo Ancelotti, a convocá-lo para a Despensa do Mundo de 2026. O treinador, no entanto, deixou evidente em declarações repetidas que só convocará jogadores que estejam a 100% da sua capacidade física”, disse.
Situação do Santos no Brasileirão
A vitória deu um respiro para o Peixe na luta contra o rebaixamento. Agora, o último confronto da equipe de Vojvoda é diante do Cruzeiro. Para prometer a permanência na escol do futebol brasílico, basta uma vitória para o Santos — independente de qualquer resultado.
Se houver empate, o time paulista dependerá de uma combinação de resultados: precisará que o Vitória empate ou perda para o São Paulo — ou, no sumo, vença por uma diferença subalterno a dez gols.
