ibaneis.jpeg

O governador Ibaneis Rocha concedeu, nesta quarta-feira (3), a Medalha do Préstimo Buriti a 356 homenageados. A honraria é destinada a agentes públicos e membros da sociedade que prestaram contribuições relevantes ao serviço público ou à comunidade, reconhecendo dedicação, zelo, atos de coragem e iniciativas que beneficiam o Província Federalista.

Ao saudar os homenageados, o governador destacou o caráter simbólico da cerimônia e o reconhecimento grande aos servidores e cidadãos, independentemente da classe social. “A gente não costuma fazer discursos nessas cerimônias de medalha, até porque as grandes autoridades cá hoje são exatamente vocês, que foram escolhidos e indicados para receber essa medalha Préstimo Buriti. Eu tenho certeza que cá nós temos gente de todas as classes sociais, pessoas trabalhadoras, que nos honram muito no seu dia a dia cá no Província Federalista. Logo, Deus abençoe vocês e recebam essa medalha com um pouco do meu coração, que vai junto para vocês”, afirmou.

Presente na solenidade, a vice-governadora Celina Leão também ressaltou o peso simbólico da homenagem, a principal medalha do Governo do Província Federalista. “Acho que é um evento em que as pessoas se sentem homenageadas, honradas. Você vê gente muito simples, porquê as pessoas que participam hoje, garçons do Palácio Buriti, porquê grandes autoridades, ou seja, você pode reconhecer o trabalho de cada um cá”, disse.

Medalha do Préstimo Buriti

Instituída na dezena de 1970 pelo Decreto nº 1.488, a Medalha do Préstimo Buriti é uma das mais tradicionais comendas do Província Federalista. As indicações são de responsabilidade do governador, da vice-governadora, dos secretários de Estado, de autoridades de jerarquia equivalente e dos integrantes do Parecer da Medalha, que analisam cada nome recomendado.

Entre os critérios para a licença estão ações que elevem a produtividade do serviço público, aprimorem processos, gerem economia de recursos ou representem imposto relevante à comunidade. Também podem ser reconhecidos atos de coragem, desprendimento e dedicação além das responsabilidades formais do missão.

O histórico recente da comenda mostra a dimensão do reconhecimento. Nas últimas cinco edições — realizadas em 2017, 2018, 2019, 2021 e 2024 — foram agraciadas 133, 261, 236, 442 e 426 pessoas, respectivamente. Com a entrega deste ano, o GDF reforça a tradição de valorizar quem contribui diretamente para o desenvolvimento do Província Federalista.

*Com informações da Escritório Brasília