marca-433a063d88b5d6e0cc42820f9d7d457197e0c27d22f0f0412179d2c47e20bfc1.svg_.svgxml

A Lei Estadual nº 23.852, de 19 de novembro de 2025, concedeu à cidade de Três Ranchos o título de Capital Goiana da Pesca Esportiva. O projeto reconhecido pela Reunião Legislativa de Goiás (Alego) tem assinatura conjunta dos deputados Bruno Peixoto (UB), Coronel Adailton (Solidariedade), Gustavo Sebba (PSDB) e do ex-deputado Luiz Sampaio (Solidariedade).

Localizada no Sudeste do Estado, a cidade se destaca porquê um dos principais destinos turísticos voltados à pesca esportiva. Banhada pelo Lago Azul, formado pelas águas do Rio Paranaíba, Três Ranchos atrai, anualmente, milhares de visitantes e competidores, que reconhecem o potencial do sítio para a prática dessa atividade, impulsionando o turismo, o transacção e a economia regional.

Segundo os parlamentares, na justificativa que deu origem à novidade norma, a pesca esportiva, além de simbolizar uma prática de lazer e integração com a natureza, tem se consolidado porquê atividade sustentável, pois estimula a preservação dos recursos naturais e a conscientização ambiental.

“Em Três Ranchos, essa cultura é fortemente presente, sendo generalidade a realização de torneios e festivais de pesca”, explicam. Para eles, homenagear Três Ranchos é “reconhecer oficialmente a relevância histórica, cultural, ambiental e econômica que essa prática exerce sobre a cidade e seus habitantes”.