WhatsApp-Image-2025-11-07-at-17.56.35.jpeg

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), retomou os atendimentos no Abrigo Emergencial, situado na Rua 25-A, Setor Oeste. A ação faz segmento do Projecto de Contingência para o Período Pluvial 2025/2026 e tem uma vez que objetivo prometer proteção e protecção a pessoas em situação de vulnerabilidade, mormente aquelas em situação de rua.

O abrigo será acionado sempre que as previsões indicarem chuvas intensas, podendo o período de operação ser estendido conforme as condições climáticas, e ativado sempre que houver chuvas intensas na capital, conforme monitoramento da Resguardo Social Municipal. O lugar oferece estrutura completa e os atendidos recebem colchões, cobertores, lençóis limpos, alimento, banho, itens de higiene pessoal e são encaminhados para serviços socioassistenciais da rede municipal.

As equipes de procura ativa atuam ainda, diariamente, para localizar pessoas em situação de rua, em parceria com o Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e a Resguardo Social Municipal, garantindo atendimento rápido e eficiente.

A secretária Erizania Freitas ressalta que o projecto evidencia o compromisso da gestão com a honra humana e a proteção social. “Nosso objetivo é confirmar que nenhuma pessoa em situação de rua fique desassistida diante das intempéries. O Projecto de Contingência é atuação de forma articulada para prometer abrigo, segurança e protecção sempre que o clima exigir resposta imediata do poder público”, afirma.

Secretaria Municipal de Notícia (Secom) – Prefeitura de Goiânia