Homenagem foi proposta pelo vereador Neto Gomes

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 03/11/2025. Por iniciativa do vereador Neto Gomes, a Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia promoveu, na noite desta segunda-feira, 3, uma sessão solene em homenagem aos cabeleireiros e barbeiros, com o objetivo de festejar o Dia Vernáculo desses profissionais e reconhecer instituições e trabalhadores que promovem crédito e autoexpressão por meio de seu ofício.

A solenidade marcou as comemorações pelo Dia do Cabeleireiro, festejado em 3 de novembro, data que também reconhece a imposto histórica dos barbeiros para a cultura e o convívio social. A escolha da data está relacionada à sarau religiosa de São Martinho de Porres, padroeiro dos barbeiros e cabeleireiros. Nascido em Lima, no Peru, no século XVI, Martinho foi fruto de um transcendente espanhol e de uma ex-escravizada africana. Espargido por sua humildade e solidariedade, trabalhou uma vez que novel de fígaro e cirurgião antes de ingressar na vida religiosa, quando essas funções uniam práticas estéticas a pequenos cuidados médicos.

Compuseram a mesa diretiva o senhor Idelvar Gomes, pai do vereador Neto Gomes, Nestor Júnior Nunes, Igor Alves de Moura, Manuela Leite e o propositor da homenagem, o vereador Neto Gomes.

Abrindo a solenidade, Neto Gomes parabenizou os profissionais pela relevância do trabalho que realizam na cidade, ressaltando o interesse que promove autoestima, crédito e bem-estar às pessoas. O parlamentar classificou a homenagem uma vez que um pequeno gesto de reconhecimento pelo trabalho quotidiano desses profissionais.

“Celebramos mais que uma profissão, mas a arte de cuidar, hospedar e transformar. São artistas da autoestima que, com suas mãos habilidosas e seus dons, desenvolvem sorrisos e crédito. Essa homenagem é um gesto de reconhecimento e gratidão”, discursou o propositor.

Em seguida, o fígaro Igor Alves afirmou que a homenagem é um presente a todos os profissionais da classe. Já a cabeleireira Manuela Leite lembrou que atua em Aparecida de Goiânia, embora não seja originário da cidade, e exaltou o prolongamento e a prosperidade do município.

O profissional Nestor Júnior pontuou que diversas categorias recebem esse tipo de reconhecimento, enquanto a dos barbeiros muitas vezes é deixada de lado.

“Todo varão tem um fígaro. Às vezes você não tem um médico, um jurisconsulto, mas tem um fígaro. Uma profissão que está em todas as camadas sociais”, pontuou.

Finalizando o evento, foram entregues, em nome da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, dezenas de certificados de reconhecimento a essa classe tão importante para o bem-estar e a autoestima da população.

Departamento de Informação (3283-2525)

Diretora de Informação – Thais Vaz

Assessor de Informação – Paulo Cavalcanti

Fotógrafo – Marcelo Silva