O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, entregou, na manhã deste sábado (25/10), as obras de construção do muro e da lajeada do Cemitério Parque, no Setor Gentil Meireles, e a restauração da frontaria do Cemitério Santana, no Setor dos Funcionários. As obras fazem segmento dos preparativos para o Dia de Finados, comemorado em 2 de novembro. As melhorias foram promovidas pela Secretaria Municipal de Gestão de Negócios e Parcerias (Segenp).

“O Cemitério Parque tinha uma demanda grande. Há mais de 10, 12 anos que a gente escuta falar desse muro, que iam levantar o muro, mas não foi feito. Nós pegamos firme para arrumar os cemitérios uma vez que um todo, e eu falei que queria esse muro de pé antes do Dia de Finados. Portanto, a Comurg pegou firme, a Seinfra também, e construíram um muro consistente, resistente, para que nós possamos dar mais proteção ao cemitério de uma maneira universal”, explicou Mabel.

O secretário executivo da Segenp, José Neto, destacou as transformações dos cemitérios se comparadas com a forma que a atual gestão recebeu os locais. “Nós conseguimos progredir muito, enfrentamos a situação que recebemos da gestão anterior, onde havia falta de zeladoria no totalidade. Nós temos fotos do antes e do depois, que mostram a situação que estava. Portanto, fizemos essa zeladoria, restauramos, revitalizamos o muro de ingressão, revitalizamos o Cruzeiro, tanto cá (Cemitério Santana) uma vez que nos demais cemitérios municipais”, mostrou.

Obras e revitalização
A obra do muro do Cemitério Parque estava paralisada há anos e foi concluída pela atual gestão. Agora, com um totalidade de 207 metros lineares de muro de 2,2 metros de fundura concluídos, toda a espaço do cemitério, de aproximadamente 5 alqueires, está cercada e protegida, resolvendo um problema idoso enfrentado pelos moradores da região, trabalhadores do lugar e visitantes.

Outrossim, foram construídos 200 metros lineares de lajeada com piso tátil e conclusão do meio-fio e plantados 600 metros quadrados de grama esmeralda para facilitar na permeabilidade. O portal de ingressão foi restaurado e preserva a forma original, e um novo portão de serviços foi instalado para melhorar a circulação de pessoas e automóveis.

Já no Cemitério Santana, a Prefeitura fez reparos e pintura para voltar ao padrão original de seu tombamento uma vez que patrimônio histórico. O lugar também passou por serviços de zeladoria, que incluem pintura de meios-fios, varrição das ruas com escova rotativa de aço, poda de grama, rastelamento e limpeza universal.

Mabel destacou a transformação do cemitério em seguida os serviços realizados pela Prefeitura. “Quando assumimos, o Cemitério Santana tinha mato que passava por cima da gente. E ali também é um cemitério que tem muitas pessoas sepultadas. A capela, também, nós arrumamos. Enfim, nós vamos recuperando tudo uma vez que nós estamos recuperando a cidade. Eu acho que esse Dia de Finados vai ser um dia muito melhor para as famílias”, previu.

O prefeito também ressaltou que vai substanciar a segurança dos cemitérios para evitar depredações e prometer a manutenção dos locais. “Nós vamos trabalhar exatamente para dar mais segurança. Vai ter uma ronda noturna, o cemitério vai ser fechado pela Guarda Municipal. Portanto, nós vamos nos organizando e vamos tomar conta para que eles não sejam depredados”, explicou.

Para prometer um envolvente mais adequado para visitação e homenagens na data dedicada aos mortos, todos os cemitérios municipais, incluindo o Vale da Sossego e o Jardim da Saudade, receberam serviços de zeladoria. Para tanto, a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) intensificou as ações, mobilizando muro de 120 trabalhadores.

Ao lado de Mabel, estiveram a vice-prefeita Coronel Cláudia, o colaborador eventual da Segenp Flávio Rassi, o presidente da Comurg Coronel Cleber, o secretário de Assuntos Comunitários Paulo Magalhães e os vereadores Dr. Gustavo e Daniela da Gilka.

Fotos: Alex Malheiros

Secretaria Municipal de Notícia (Secom) – Prefeitura de Goiânia