A explosão que provocou um desabamento que atingiu casas no bairro de Ouro Preto, em Olinda, na manhã deste domingo (19), deixou dois mortos, um varão de 40 anos e uma idosa com 69 anos. Ao todo, 12 pessoas foram resgatadas — dez adultos e duas crianças.
A suspeita da PRF (Polícia Rodoviária Federalista) é de que o acidente teria ocorrido depois uma explosão de gás. O sítio permanece só pela Polícia Militar de Pernambuco, por meio do 1º BPM. Também estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Controle Urbano.
Explosão e resgate
De consonância com a Prefeitura de Olinda, a explosão ocorreu por volta das 7h30 nas residências.
A Polícia Militar, por meio do 1º BPM, isolou a superfície e presta suporte com quatro viaturas. Equipes da Resguardo Social Estadual acompanham as buscas e farão uma avaliação estrutural das residências afetadas, em cooperação com a Resguardo Social de Olinda. Em seguida a desfecho das buscas e liberação da superfície, novas perícias serão feitas para julgar os danos estruturais.
A Polícia Social de Pernambuco, por meio da Delegacia do Varadouro, será responsável pela investigação do caso. A Neoenergia também foi acionada para atuar na região.
Ao todo, foram enviadas 14 viaturas, além de 50 bombeiros militares e veículos da corporação, porquê auto petardo tanque, auto de procura e salvamento e auto petardo salvamento. A Polícia Militar também participa da operação, e um helicóptero da PRF foi acionado para facilitar no atendimento.
Equipes de trânsito, saúde, desenvolvimento social e segurança foram enviadas ao sítio para prestar suporte às vítimas e aos moradores da região.
Vítimas
Na ação, um varão precisou ser resgatado pelo helicóptero da corporação. “A vítima teve 90% do corpo atingido por queimaduras e precisou de socorro urgente para receber atendimento especializado. O varão foi transportado até o campo do quartel do Derby, no Recife, de onde seguiu para o Hospital da Restauração”, afirmou a PRF, em nota.
O Corpo de Bombeiros e a Resguardo Social de Olinda chegaram a confirmar, no primórdio da tarde, que o varão socorrido ao Hospital da Restauração havia morrido. A informação, no entanto, foi corrigida por familiares e pelo hospital, que informaram que o varão segue internado em estado grave.
Dois adultos vieram a óbito no sítio: um varão de 40 anos e uma idosa com 69 anos. Cinco vítimas foram socorridas para unidades hospitalares.
Avaliação estrutural
A superfície onde aconteceu a ocorrência foi isolada. Ou por outra, equipes da Resguardo Social Estadual acompanham as buscas e deve ser realizada uma avaliação estrutural das residências afetadas. A ação acontecerá em cooperação com a Resguardo Social da cidade.
O Instituto de Criminalística esteve no sítio para realizar a perícia relacionada às mortes. Em seguida a desfecho das buscas e a liberação da superfície, novas análises serão feitas.
A Polícia Social de Pernambuco, por meio da Delegacia do Varadouro, será responsável pela investigação do caso. A Neoenergia também foi acionada para atuar na região.
*Sob supervisão de GG.
