A Prefeitura de Goiânia foi destaque no Cidade CSC 2025 – Conectando Cidades Inteligentes, Mobilidade Urbana e Transformação Do dedo, realizado em São Paulo entre os dias 23 e 25 de setembro. Implantada pela gestão Mabel, a tecnologia da metronização, utilizada pelo transporte coletivo, levou Goiânia a ocupar o 1º lugar no Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, na categoria: “Iniciativas em obséquio da mobilidade sustentável”.

A metronização reduziu em 30% o tempo de deslocamento dos ônibus nos trechos onde a tecnologia já está em funcionamento. A iniciativa chamou a atenção por ser inédita no Brasil. O secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, recebeu a premiação em São Paulo e destacou que o Prêmio Parque Mobilidade Urbana só mostra que a capital está no caminho patente ao priorizar ações que melhorem o transporte coletivo.

“O investimento que a gestão tem feito no transporte público em Goiânia gera resultados impactantes e isso é reconhecido nacionalmente uma vez que uma solução que contribui com a mobilidade urbana sustentável, favorecendo diretamente o usuário. Metronização no transporte público só Goiânia que tem”, comemora Tarcísio.

A capital também recebeu outros três reconhecimentos de destaque: 1º lugar no Prêmio Banco do Brasil Gestão Inteligente na região Núcleo-Oeste, 2º lugar no Ranking Connected Smart Cities Núcleo-Oeste e o Selo Connected Smart Cities – Nível Ouro.

O prefeito Sandro Mabel recebeu com excitação a notícia dos prêmios. “É motivo de orgulho ver Goiânia reconhecida nacionalmente pela forma uma vez que estamos conduzindo. Esses resultados mostram que estamos no caminho patente. Seguiremos trabalhando com responsabilidade, planejamento e tecnologia, sempre com foco em melhorar a qualidade de vida de todos os goianienses”, afirma.

Práticas Inovadoras

A secretária municipal de Planejamento e Urbanismo Estratégico, Ana Carolina Almeida, explica que o Selo Connected Smart Cities Nível Ouro avalia o envolvimento dos municípios em cinco dimensões estratégicas, fortalecendo a adoção de práticas inovadoras. “Receber oriente selo comprova que Goiânia está alinhada a critérios técnicos de vantagem, uma vez que os definidos pelas normas ISO internacionais, e preparada para seguir na construção de uma cidade mais sustentável e inteligente”, afirma a Ana Carolina.

O Ranking Connected Smart Cities é referência vernáculo na avaliação do desenvolvimento urbano e analisa 75 indicadores em áreas uma vez que mobilidade, meio envolvente, tecnologia, governança e inovação. O secretário privado do prefeito Sandro Mabel, Ariel Viveiros, que representou o superintendente do Executivo no congresso, destacou que o compromisso da gestão com a mobilidade vai além da inovação tecnológica. “Nosso foco é a qualidade de vida das pessoas. Cada minuto a menos no trânsito significa mais tempo com a família, mais produtividade no trabalho e mais bem-estar no dia a dia. É isso que norteia as ações da Prefeitura de Goiânia”, afirmou.

Também participou do Congresso o secretário de Inovação e Transformação Do dedo, Fábio Christino. Para ele, a presença de Goiânia entre as cidades mais inteligentes do Núcleo-Oeste é resultado de planejamento, investimentos estratégicos e valorização do cidadão. “Trabalhamos para que a tecnologia seja uma aliada no dia a dia do cidadão, trazendo soluções que melhoram a mobilidade, fortalecem a governança e tornam a cidade mais conectada e preparada para os desafios do horizonte”, destacou.

Foto: Divulgação/SET

Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) – Prefeitura de Goiânia