Imagens de câmeras de segurança divulgadas pelo FBI mostraram, segundo eles, o momento em que o atirador de Charlie Kirk fugiu na quarta-feira (10), em seguida realizar o disparo irremissível contra o influente ativista político de 31 anos e coligado próximo do presidente dos EUA, Donald Trump.
“O quidam é visto pulando do telhado de um prédio em seguida o troada. Por volta das 12h, horário sítio (16h, em Brasília), do dia 10 de setembro de 2025, o quidam subiu em um telhado; em seguida atirar e matar Charlie Kirk, ele pulou e fugiu”, disse o FBI na legenda da filmagem.
O FBI afirmou que o suposto atirador deixou uma arma e munição em uma superfície arborizada perto da universidade, e vestígios coletados no sítio do troada incluíam marcas de sapato, uma marca de antebraço e uma sensação da palma da mão.
O FBI ofereceu uma recompensa de US$ 100 milénio por informações que levassem à prisão do malfeitor e divulgou imagens de câmeras de segurança mostrando uma “pessoa de interesse” vestindo uma blusa preta, óculos escuros pretos e um boné de beisebol escuro. A blusa de mangas compridas tinha a imagem de uma águia americana voando sobre uma bandeira dos EUA.
O caso
Charlie Kirk, ativista político conservador e cofundador da Turning Point USA, morreu em seguida ser baleado em um evento na Universidade de Utah Valley, nesta quarta-feira (10).
Kirk foi convidado por um grupo de estudantes e discursava por volta das 13h, no horário sítio, quando um tiro foi disparado de um prédio do campus a respeito de 180 metros de onde estava.
Na hora do disparo, as pessoas se assustaram e saíram correndo. Uma pessoa que gravava a movimentação do evento filmou o momento em que as pessoas correram.
Autoridades de Utah informaram que há uma investigação em curso. O diretor do FBI, Kash Patel, disse esta noite que uma pessoa que havia sido detida anteriormente foi liberada em seguida interrogatório.
Posteriormente o ataque, houve uma vaga de pena de ambos os lados da disputa pela morte de Kirk. O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que ele era “estremecido e admirado por TODOS, principalmente por mim”.
Ele também ordenou que as bandeiras ficassem a meio mastro até domingo.
Enquanto Trump reformulava o Partido Republicano, Kirk personificava o conservadorismo populista recém-descoberto do partido na era das mídias sociais. O presidente americano atribuiu a Kirk o valor de galvanizar e mobilizar o voto jovem a ele.
