O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, se reuniram nesta terça-feira, 28, em Tóquio, com familiares de pessoas que foram sequestradas pela Coreia do Setentrião há décadas.

“Estamos envelhecendo e oriente problema de décadas que ficou sem solução agora está nas mãos de nossos filhos”, disse Sakie Yokota, de 89 anos, que teve uma filha de 13 anos levada para a Coreia do Setentrião em 1977. “Espero desesperadamente que o presidente Trump tenha boas conversas com o líder norte-coreano Kim Jong-Un e o convença a repor nossos entes queridos.”

Prêmio Nobel

Durante a vista de Trump a Tóquio, a premiê japonesa disse que indicará o americano para o Prêmio Nobel da Silêncio. O líder americano reivindicou o prêmio deste ano, em meio à bem-sucedida negociação por um cessar-fogo entre Israel e o Hamas na Tira de Gaza.

Cooperação

Em reunião bilateral, Trump e Takaichi assinaram uma série de acordos de cooperação. Um deles tem o objetivo de fortalecer a ergástulo de suprimentos de terras raras e outros minerais críticos Outros pactos incluem a cooperação no desenvolvimento de gás proveniente liquefeito no Alasca e a importação de soja pelo Japão. Natividade: Associated Press.

Estadão Teor