
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, participou na manhã desta quinta-feira (16/10) da entrega de 3.109 benefícios sociais por meio do programa “Pra Ter Onde Morar”, do Governo de Goiás. O evento, realizado no Ginásio de Campinas, contou ainda com a presença do vice-governador Daniel Vilela, da primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, do presidente da Agehab, Alexandre Baldy, além de vereadores e lideranças comunitárias. Foram entregues 2.489 cartões do Aluguel Social e 620 escrituras de imóveis a famílias que há anos aguardavam o documento de suas casas.
As escrituras beneficiam famílias que residem em seis bairros de Goiânia, sendo eles a Vila Mutirão, São Domingos, Boa Vista, Vera Cruz, João Paulo II e Residencial Conquista. O Aluguel Social garante, por 18 meses com chance de prorrogação, o mercê a quase 80 milénio famílias em vulnerabilidade em todo o Estado, com renda per capita de até um salário mínimo e sem moradia própria, com mensalidades de R$ 350.
O vice-governador Daniel Vilela destacou que o programa responde a uma veras crescente em Goiás: o aumento da população em procura de oportunidades. “Somos o segundo estado que mais recebe migrantes no Brasil. E isso é fruto da prosperidade, da segurança e da rede de proteção social construída sob a liderança do governador Ronaldo Caiado e da dona Gracinha. O Aluguel Social é um sustento para quem está começando a vida cá e, em breve, vai invadir sua moradia própria, garantindo segurança jurídica a famílias que aguardavam esse documento há décadas”, ressaltou.
Durante a solenidade, o prefeito Sandro Mabel anunciou que Goiânia terá a construção de 15 milénio novas habitações em parceria com o Governo de Goiás e com os vereadores da capital. “Estamos entregando hoje as escrituras e os cartões do aluguel social, mas esse é somente o primícias. Tem gente esperando a escritura há 30, 40 anos. Isso vai finalizar. Nós estamos resolvendo, com união e força de vontade. Vamos proceder com 15 milénio moradias, para que boa secção das famílias atendidas pelo programa possam, em breve, transpor do aluguel e ter sua moradia própria”, afirmou.
Mabel destacou ainda a relevância da escritura, lembrando a própria experiência pessoal de quando comprou sua primeira moradia. “Eu me lembro da alegria que senti ao terebrar a porta do meu primeiro lar com minha família. Ter a escritura nas mãos é o que transforma um imóvel em um verdadeiro lar. Por isso, a nossa meta é entregar 40 milénio escrituras entre a prefeitura e o governo estadual. Já no próximo mutirão, no dia 18/10, serão mais de milénio documentos entregues na região Oeste”, declarou o prefeito, ao lado do secretário municipal de Habitação, Juliano Santana.

A primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, celebrou o alcance do programa e a união dos esforços entre as gestões estadual e municipal. “Hoje é uma alegria enorme estar em Goiânia, entregando quase 3.100 oportunidades para pessoas que vivem em vulnerabilidade. Seguimos trabalhando para cuidar das pessoas e transformar vidas em todo o estado”, afirmou.
O presidente da Agehab, Alexandre Baldy, também enfatizou o compromisso do governo com a redução do déficit habitacional e parabenizou Mabel. “Mais de 80 milénio famílias já foram atendidas pelo Aluguel Social e mais de 4.200 receberam casas a dispêndio zero. O nosso duelo agora é manter essa queda do déficit habitacional, ampliar o aproximação à moradia e prometer qualidade de vida às famílias goianas. O cadastro para o programa segue simples permanentemente para atender quem mais precisa. Essa parceria com o prefeito Sandro Mabel faz com que a gente melhore e transforme a vida das pessoas, levando cada vez mais a mão protetora, a mão acolhedora, a mão social da prefeitura e do Governo do Estado”, explicou.
A entrega emocionou famílias que esperavam há anos pela regularização de suas moradias. Eliane Gonçalves, moradora do Residencial Conquista, recebeu sua escritura depois nove anos de espera. “Quem imaginava eu estar cá agora, no momento, pegando a minha escritura. Esse documento é tudo pra mim. Representa o sonho da moradia própria e mais segurança para minha família. Agradeço à Agehab, porque se não fosse por eles, eu não estaria cá. Queria ainda fazer um pedido para quem conquista sua moradia não vender, porque muita gente ainda vive em barracas ou paga aluguel sem condições”, disse emocionada.
Entre as beneficiárias do Aluguel Social estava a diarista Itamara Lessa de Araújo, de 29 anos, mãe solteira e moradora do Setor Perim. “Para mim a avaliação é 10, com certeza. 1.000, se for preciso! Sempre vivi de aluguel e pagava R$ 700 por mês. Esse mercê veio na hora certa. Vai ser uma ajuda aí esplêndida para mim. Agora posso investir mais na sustento e nas compras escolares do meu rebento. Só tenho a agradecer”, contou.

Fotos: Alex Malheiros/Adriano Mendes
Secretaria Municipal de Notícia (Secom) – Prefeitura de Goiânia
