A cidade de Santo Antônio do Desvelado, no Entorno de Brasília, recebeu a 19ª edição do Programa Deputados Cá neste sábado, 13. O programa, que teve início em fevereiro deste ano, oferece serviços porquê emissão de identidade, regularização fundiária, cursos, entretenimento cultural, galanteio de cabelo, castração de animais e exames de saúde.

A ação contou com a presença do deputado Bruno Peixoto (UB), presidente da Parlamento Legislativa de Goiás (Alego); do deputado federalista Zacharias Calil (UB); dos deputados estaduais André do Premium (Avante) e Dra. Zeli (UB); da prefeita do município, Jéssica do Premium (UB); do presidente da Câmara de Santo Antônio do Desvelado, Vandilson Felipe dos Santos (MDB); além de outras lideranças municipais.

O presidente da Alego, Bruno Peixoto, destacou que o Programa Deputados Cá, leva serviços da Moradia para diversas cidades, facilitando o entrada da população. Entre os serviços disponíveis incluíam exames de mamografia, ultrassonografia, cardiologia e odontologia, além de castração de cães e gatos. O evento também ofereceu consultoria jurídica da Defensoria Pública e emissão de carteiras de identidade. Peixoto ressaltou a prestígio da iniciativa para aproximar os parlamentares da população e substanciar o compromisso de servir à sociedade. “Mais de 150 milénio pessoas já foram atendidas pelo programa, e hoje atendemos aproximadamente 5 milénio pessoas nesta edição”, afirmou.

Além das atividades oferecidas, o programa aplica o curso “Licitação”, com recta a certificado para profissionais da região, ministrado pelo professor Ariston José. Na manhã desse sábado, ao lado das lideranças locais, o presidente Bruno Peixoto realizou um tributo à população sítio, concedendo um certificado de reconhecimento à imposto da cidade e do estado de Goiás.

Em seu oração, o deputado André do Premium elogiou a ação, classificando-a porquê um evento de magnitude para atender às demandas da população de Santo Antônio do Desvelado. Já o deputado federalista Zacharias Calil comentou que as ações básicas de saúde oferecidas ajudam a reduzir as filas do Sistema Único de Saúde (SUS), que ainda são um problema de saúde pública.

A líder municipal, Jéssica do Premium, expressou sua satisfação com o Programa de Regularização Fundiária. Ela afirmou que a iniciativa ajuda a dar segurança jurídica a milhares de famílias, já que o município tem tapume de 35 milénio propriedades sem escrituras. Durante o evento, 200 escrituras foram entregues e a previsão é que outras 500 sejam entregues ao longo da próxima semana.

Com a atração do cantor Hugo Motta, por meio da Secretaria de Atividades Culturais da Parlamento Legislativa, a manhã da população foi animada e contou com uma apresentação músico de clássicos da música sertaneja interpretada por policiais militares com instrumentos. Para o secretário de Atividades Culturais, Bill Guerra, a ação desta edição foi um sucesso, que garantiu a alegria da população, levando cultura aos goianos e valorizando os artistas da região. Guerra também parabenizou e enalteceu a parceria e o trabalho realizado pelo presidente da Moradia: “Quero agradecer ao nosso presidente por ter outorgado essa oportunidade de fazer esse trabalho junto com a população nos municípios do estado de Goiás”.

Perspectiva dos moradores: o valor do programa

A dona Maria de Jesus Cardoso, 60 anos, aposentada, fez questão de passar no evento para prometer seu atendimento. “Nós aguardávamos essa ação. Graças a Deus, temos essa oportunidade agora, que a prefeita e os deputados trouxeram melhorias para a nossa cidade. A população de Santo Antônio é uma população carente, logo, quanto mais puderem ajudar a população, a gente agradece. Hoje eu vou fazer mamografia”, disse.

A moradora, que reside há 50 anos no município, explicou que a fileira de espera para realizar exames e procedimentos no dia a dia é demorada, e que o programa de ação popular é eficiente e rápido. Dona Maria também revelou que ficou ansiosa para provar o famoso Arroz Carreteiro, do Explosão de Sabores, oferecido à população durante o horário de almoço. “Fiquei ansiosa por esse momento, ouvi proferir que a comida é maravilhosa”, comentou.

Já o senhor José Márcio de Souza, 45 anos, levou seu cachorro Spike para ser castrado e ressaltou o quanto isso o ajudou financeiramente, já que há um dispêndio para castração e, no programa, é gratuito, além de promover saúde para seu bicho de estimação. “É muito boa essa castração. Spike tem 2 anos e eu precisava castrar ele até pela saúde dele”, afirmou.

Na oportunidade, foi divulgado a data da próxima edição e a cidade que receberá os atendimentos. No próximo final de semana, no dia 20, o encontro será em Itapuranga-GO.