A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), ampliou a oferta de mamografias e exames citopatológicos na rede municipal de saúde neste mês de outubro. A iniciativa, em menção à campanha Outubro Rosa, visa facilitar o diagnóstico precoce de cancro de úbere e cancro do pescoço do útero.

A campanha visa ainda fortalecer o comitiva da saúde das mulheres na rede municipal. Para facilitar o chegada ao diagnóstico precoce, a SMS alterou o fluxo para cadastro dos pedidos dos exames, que passa a ser realizado diretamente nas unidades básicas de saúde.

“Em parceria com o Hospital Araújo Jorge, Hospital e Maternidade Dona Íris e Maternidade Nascer Cidadão, a SMS garantirá a realização de 1,3 milénio mamografias extras neste mês, além das 3,1mil que já são realizadas rotineiramente na rede municipal. A SMS ofertará também 12.206 vagas para exames citopatológicos, conhecidos porquê Papanicolau, que são o principal método para rastreio de cancro do pescoço do útero”, disse o secretário de saúde, Luiz Pelizzer.

A mamografia é indicada para mulheres com idade entre 40 e 75 anos e deve ser realizada a cada dois anos. Já o inspecção citopatológico deve ser realizado anualmente por todas as mulheres supra de 25 anos.

“Não há filas para a realização dos exames. As mamografias serão agendadas nas unidades executantes da rede, enquanto os exames citopatológicos serão realizados na própria unidade básica de saúde” afirma a gerente de ciclos de vida da SMS, Kelcy Anne Santana.

Foto: SMS

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Prefeitura de Goiânia