
O mercado brasílico de ETFs (fundos negociados em bolsa) de criptomoedas ganhou um concorrente de peso: a gestora suíça 21Shares, líder mundial em produtos cripto listados, com US$ 11 bilhões em ativos sob gestão.
A empresa estreia no país nesta quinta-feira (25), na rombo do pregão da B3, com seis BDRs de ETPs (Exchange Traded Products) – termo usado na Europa porquê guarda-chuva para ETFs e outros tipos de fundos negociados em bolsa.
Em entrevista ao InfoMoney, Bruna Cabús, associada sênior da 21Shares para a Península Ibérica e América Latina, contou que a gestora estudou o mercado brasílico por três anos antes de determinar montar operação própria no país, hoje com seis funcionários.
“O timing agora é o correto. Vemos uma demanda crescente no mercado de cripto, tanto do varejo quanto de instituições. Outrossim, a regulação de 2023 abriu mais portas. Porquê maior provedor desse tipo de investimento em bolsa, foi proveniente expandir para o Brasil”, afirmou.
Pesquisa divulgada em abril pelo Instituto Locomotiva mostrou que 42% dos investidores brasileiros já têm cripto, o mesmo percentual que investe em fundos de investimento. Já outro levantamento recente do Datafolha estima que pelo menos 25 milhões de pessoas no país sejam investidoras em ativos digitais.
- Leia também: ETF de criptomoeda – guia para entender o que é e porquê investir
A 21Shares detém tapume de 30% do mercado europeu de criptoativos e oferece mais de 50 produtos na Europa, Estados Unidos e Austrália. Entre eles está o ARK 21Shares Bitcoin ETF (ARKB), em parceria com a gestora Cathie Wood, um dos primeiros ETFs à vista de Bitcoin (BTC) dos EUA.
No Brasil, a empresa terá parceria com o BTG Pactual e a Virtu, que atuarão porquê formadores de mercado dos seis BDRs. Atualmente, o país já conta com mais de 20 fundos de criptomoedas listados, alguns deles entre os mais negociados da B3.
Confira inferior os seis produtos lançados no Brasil pela 21Shares.
- Core Bitcoin ETP (CBTC): exposição exclusiva ao Bitcoin. Taxa de 0,21% ao ano.
- Ethereum Staking ETP (AETH): acompanha o Ethereum (ETH), com taxa de 1,49% a.a. e rendimento suplementar de 1,31% a.a. via staking (renda passiva).
- Solana Staking ETP (ASOL): exposição à Solana (SOL), taxa de 2,5% a.a. e staking de 5,32%.
- Ripple ETP (AXRP): exposição ao XRP, com taxa de 2,25% a.a.
- Cardano ETP (AADA): acompanha o Cardano (ADA), taxa de 2,5% a.a.
- Crypto Basket ETP (HODL): cesta com Bitcoin, Ethereum, XRP, BNB e Solana. Taxa de 0,99% a.a.
The post Gigante global 21Shares desembarca no Brasil com 6 BDRs de ETPs cripto appeared first on InfoMoney.
