Os jogadores da Seleção Brasileira irão se reunir no Brasil antes de viajar aos Estados Unidos para a disputa da Despensa do Mundo de 2026.
Foi o que revelou Rodrigo Caetano em entrevista ao repórter Wellington Campos da Itatiaia. O coordenador detalhou os planos da CBF para o Mundial e um deles é ter a delegação completa no Brasil antes de seguir rumo aos EUA.
“Estamos desenvolvendo para que todos os atletas se apresentem no Brasil antes dos Estados Unidos, num período pequeno de treinamentos, mas que possamos trespassar todos juntos. Com o pedestal do torcedor ou pelo menos passando alguns dias na Granja Comary em treinamento, mas reunindo todos cá e saindo em procura desse hexacampeonato”, revelou Rodrigo Caetano.
Alguns jogadores constumam se apresentar à Seleção direto nos locais onde os jogos irão ocorrer já que muitos jogam na Europa e têm maior facilidade logística para seguir aos destinos das partidas.
Na última Despensa do Mundo, a Seleção Brasileira se reuniu em Turim, na Itália, antes de viajar ao Sondar para a disputa do Mundial.
Amistoso antes da Despensa
A CBF tenta também marcar um amistoso antes da Despensa do Mundo. Esse jogo aconteceria já em solo americano. Rodrigo Caetano explicou que aguarda o sorteio dos grupos do Mundial, que irá sobrevir no dia 5 de dezembro, para seguir com o planejamento da base onde a Seleção irá permanecer na primeira secção do torneio.
Caso precisem definir a data e o lugar do amistoso antes do sorteio, a CBF deve buscar um lugar mais médio nos EUA para se consistir.
“Vamos esperar o sorteio pra sabermos onde será nosso base camp lá da Fifa, isso nós saberemos no dia 5 (de dezembro). Provavelmente antes disso nós devemos definir o nosso amistoso nos Estados Unidos antes do início da Despensa. E aí nós não sabemos se a gente vai conseguir esperar até dezembro ou se vamos ter que tomar essa decisão antes. E aí buscar uma região mais médio dos Estados Unidos”, afirmou Caetano.
A gente avalia tudo isso, porque nós temos que estimar um bom meio de treinamento. E eu to falando isso em relação a essa preparação anterior à competição, onde a gente pretende fazer esse amistoso. Tem estádio pra fazer esse amistoso, uma boa hotelaria, uma boa requisito de preparação também, de meio de treinamento, são muitas variáveis. Além do trajo de querermos estar mais próximos o verosímil da nossa chave, do nosso grupo, na Despensa. Por isso a gente está estudando, abrindo algumas negociações, mas esperando o momento evidente pra tomar essa decisão. Se conseguirmos postergar até o dia 5 de dezembro, melhor.
Calor preocupa
Um dos pontos de atenção na logística para a Despensa de 2026 é o calor. A competição vai sobrevir no verão, assim porquê o Mundial de Clubes deste ano, e as temperaturas podem subir a níveis preocupantes em algumas partes do país.
“Se nós ficarmos na Costa Oeste a temperatura é muito mais amena, se for uma região médio ou leste dos Estados Unidos obvimente que aquele calor que a gente pôde observar agora no Mundial de Clubes. […] A gente já fez inúmeras simulações, de todas as formas, já sabemos assim os grupos onde a verosimilhança de ficarmos na Costa Oeste ela é baixa, infelizmente”, avaliou Caetano.
Por todos esses fatores, a decisão de onde a Seleção Brasileira terá sua base nos Estados Unidos só deve ser tomada depois o sorteio da tempo de grupos.
“Nós temos tudo isso projetado, mas a decisão mesmo, a certeza mesmo, nós vamos ter lá no dia 5 (de dezembro). O que nós podemos passar pra você e pra todos que nos acompanham é que, em definido o sorteio, no dia seguinte a gente já vai ter a programação toda pronta”, afirmou o coordenador.
