Fiscalização
Carregamento apresentava divergência entre a quantidade declarada e a efetivamente transportada, além de incompatibilidade na espécie
PRF apreende trouxa de madeira irregular na BR-070, em Jussara (Foto: Reprodução / PRF)
Um carregamento de 65 m³ de madeira serrada foi apreendido na tarde de segunda-feira (22/12) durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federalista (PRF) na BR-070, em Jussara. O veículo foi parado na fundura do km 320 da rodovia.
Durante a abordagem a uma combinação de veículos de trouxa, os policiais realizaram a verificação da documentação ambiental e fiscal. Na estudo, foi constatada divergência significativa entre o volume proferido nas Guias Florestais e Notas Fiscais e a quantidade efetivamente transportada.
Em seguida a mensuração, os agentes verificaram que a volumetria real era de 65 m³, superior aos 40 m³ informados nos documentos, além de incompatibilidade entre a espécie de madeira declarada e o material transportado. A madeira havia saído do estado do Pará e tinha porquê fado o estado de São Paulo.
Diante das irregularidades, a documentação ambiental foi considerada inválida, caracterizando o transporte de resultado florestal sem licença válida, conforme a legislação ambiental vigente, o que configura delito ambiental.
Os envolvidos, incluindo as pessoas jurídicas responsáveis, foram qualificados no termo circunstanciado de ocorrência. O material apreendido e a documentação foram encaminhados aos órgãos ambientais competentes.
